Notícias VARIG 39 – Segundo o SNA a AGU assegura para os próximos 15 dias a apresentação de proposta

Após um dia intenso, com encontros e reuniões na Câmara, Supremo Tribunal Federal (STF) e Senado, o beneficiários do fundo de pensão Aerus (aposentados, pensionistas e os da ativa), representantes da federação e dos sindicatos e Senadores envolvidos na causa, deixam Brasília com a comprometimento do ministro da AGU, José Antonio Toffoli, e do procurador-geral da Fazenda Nacional, Luís Lucena Adams, de apresentar uma proposta oficial do governo em 15 dias.

A presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Graziela Baggio, que também esteve na reunião desta quarta-feira, disse que o encontro foi “produtivo, pois pela primeira vez os aposentados puderam saber o que está faltando para a construção do acordo”. Os beneficiários do Fundo que acompanharam o encontro no Senado saíram esperançosos.

Baggio lembrou ainda que recentemente foram apresentadas – pelo SNA, demais sindicatos e federação – à AGU, sete propostas de pagamentos parcelados que estão sendo estudadas pelo governo. As propostas foram elaboradas a partir de um exaustivo trabalho técnico. São viáveis e resolvem três problemas: o dos participantes do Aerus, do passivo trabalhista e da própria União.

A longa caminhada em Brasília

A peregrinação ontem (02/9) iniciou pela manhã, na Câmara, após o adiamento do encontro da AGU, no Senado para às 19h. Já no Congresso, os beneficiários do Fundo puderam acompanhar na Comissão de Infra-estrutura da Câmara a discussão da privatização dos aeroportos e puderam conversar com deputados e Senadores parceiros na luta pelo acordo.

Já no fim da tarde foi a vez do grupo se encontrar com o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, que assegurou aos representantes do Aerus que agilizará o julgamento das ações no Supremo, caso não aconteça o acordo com o Governo, e que como presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça solicitará também prioridade para o julgamento da ação dos sindicatos em primeiro grau. Mendes aconselhou, no entanto, esgotarmos todos os recursos antes do retorno para julgamento no STF. Os senadores Paulo Paim e Álvaro Dias participaram do encontro.

De volta ao Senado, já no início da noite (19h), os beneficiários do fundo de pensão Aerus (aposentados, pensionistas e os da ativa), representantes da federação, dos sindicatos, os senadores Paulo Paim e Sérgio Zambiasi e deputados, reuniram-se na presidência do Senado com ministro da AGU e o rocurador-geral, para discutir a acelerar a proposta de um acordo com a União, como forma de garantir a dignidade dos beneficiários do Aerus e trabalhadores da ativa. Desse encontro saiu à confirmação da apresentação proposta oficial do governo e a marcação de uma nova reunião entre os senadores, sindicatos e os representantes dos aposentados e ativos, para daqui a 15 dias.

noticia-varig-39_01
noticia-varig-39_02
noticia-varig-39_03

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search