Boom aéreo faz Cumbica ter hora de rush o dia todo

Folha de São Paulo
São Paulo, domingo, 24 de abril de 2011

Boom aéreo faz Cumbica ter hora de rush o dia todo
Companhias exploram horários antes ociosos, como fim da manhã e à tarde
Gol elevou em 78% os voos à tarde em 2011; ociosidade é importante para remanejar voos e dissipar os atrasos

RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO

Cada vez mais, toda hora é hora de pico no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, o maior do país.
Com a demanda crescente de passageiros, as empresas aéreas criaram voos em horários ociosos e/ou estão com os aviões mais cheios.
Resultado: o aeroporto enche também no final da manhã e à tarde, quando costumava ficar às moscas. O pico habitual de Cumbica é no início da manhã e à noite.
Pior ou melhor para o passageiro, a depender do viés -mais voos podem significar tarifas menores; de outro lado, lotam o aeroporto com filas e ajudam a entupir uma estrutura já saturada, 30% acima da capacidade.
O novo pico vai das 11h às 13h e das 15h às 18h. Nesses períodos, o vaivém de aviões passou a superar 30 pousos e decolagens por hora em 2010. O número se aproxima do limite de Cumbica (44).
Os dados são da Anac, analisados pelo Núcleo de Estudos em Tecnologia, Gestão e Logística da Coppe/ UFRJ (federal do RJ).
Quem ocupa esse nicho são turistas, mais flexíveis com horários de voo, diz o sindicato das empresas aéreas. É o caso de Tânia Silva, 52, que semana passada foi a Recife ver a família; era sua segunda ida de avião, após anos (e dias) em ônibus.
O fenômeno se dá porque há demanda. Em 2010, houve cinco voos a mais em Cumbica, que ganhou 545 passageiros/dia. Economia favorável, dólar baixo e passagens promocionais atraem gente e lotam voos.
Segunda maior do país, a Gol usou as lacunas de Cumbica. Em 2009, tinha 87 decolagens por semana à tarde. Neste ano, foram 153 -78% a mais. De madrugada, a empresa foi de 14 para 21 voos.
TAM, Avianca e Webjet não se pronunciaram.
Também operam fora do rush Emirates, Qatar Airways e, desde março, Singapore, cujos voos saem de madrugada e chegam à tarde.
Em março, a Anac reduziu tarifas de pouso na madrugada e encareceu as demais.

ÓCIO IMPORTANTE
Manter horas ociosas é importante para um aeroporto, dizem especialistas, pois servem para remanejar voos e dissipar atrasos -um a cada cinco voos atrasou em 2011.
Melhorias, só em novembro de 2013, a menos de um ano da Copa-14. Será quando a Infraero promete ampliar -de 61 para 103- os pontos onde os aviões estacionam. Somada à criação de saídas rápidas para aviões que aterrissam, a medida permitirá mais pousos e decolagens em intervalo menor.

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