Caixas-pretas elucidam 90% dos acidentes

O Globo
06/05/2011

Caixas-pretas elucidam 90% dos acidentes

Obrigatórias nos aviões desde o inicio dos anos 60, as caixas-pretas conseguem esclarecer as causas de 90% dos acidentes aéreos, segundo afirmou ao jornal francês “Le Figaro” o especialista em aviação Robert Galan, autor do livro “Encontramos as caixas-pretas”.

Ele cita como exemplo o acidente de 23 de março de 1994 com um avião da companhia russa Aeroflot que ia de Moscou para Hong Kong. A aeronave caiu na taiga siberiana, matando as 75 pessoas a bordo. Durante 15 dias, todas as pistas foram investigadas: possível ato terrorista, falha técnica, colisão com um pássaro. Até que a abertura da caixa-preta que grava os diálogos na cabine revelou o segredo. Os investigadores ouviram a voz de uma criança perguntando: “Posso pegar o manche”?

Eles descobriram que o piloto deixou entrar na cabine a filha de 11 anos e o filho de 16 anos, entregando-lhes o comando da aeronave. O jovem, sem se dar conta, teria desativado o piloto automático. O avião mergulhou durante quatro minutos. Apesar dos esforços do piloto e do copiloto, que conseguiram retomar o controle do aparelho, o Airbus acabou caindo.

Outro exemplo citado é o do voo 93 da United — um dos quatro aviões sequestrados por terroristas da al-Qaeda em 11 de setembro de 2001 — que caiu na Pensilvânia.A análise da caixa-preta confirmou que houve luta entre os sequestradores e os passageiros, que tentavam impedir a ação terrorista. Em determinado momento da gravação, um dos terroristas se refere a uma briga dentro da aeronave.

No entanto, nem sempre a análise das caixas-pretas consegue solucionar o mistério. Ele lembra, por exemplo, o desaparecimento de um avião da EgyptAir no Atlântico. ao largo da costa dos Estados Unidos, em 1999. Ao analisarem as caixas-pretas. os investigadores ouviram o copiloto dizer: “Eu me entrego a Deus”. E concluíram que o acidente foi provocado deliberadamente — o piloto teria cometido suicídio — mas não conseguiram comprovar o fato.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search