TAM nega que projeto de capital estrangeiro afete fusão

ESTADO DE S.PAULO
16 de maio de 2011 | 14h 12

TAM nega que projeto de capital estrangeiro afete fusão
SILVANA MAUTONE – Agencia Estado 

SÃO PAULO – O presidente da holding TAM, Marco Antonio Bologna, disse hoje que a fusão das companhias aéreas TAM e a chilena LAN, que criará a Latam, não será afetada por uma possível aprovação do projeto de lei que tramita no Congresso Nacional. O projeto amplia de 20% para 49% o limite de participação de capital estrangeiro no capital votante das empresas aéreas nacionais. “A relação de governança e da estruturação econômica da fusão não se alteram em função de uma mudança na lei de participação de capital estrangeiro”, disse Bologna, durante teleconferência com analistas.

A família Amaro, controladora da TAM, terá participação de 13,67% na Latam. O porcentual da família Cueto, controladora da LAN, será de 24,07%. Dessa forma, o free float (quantidade de ações em negociação no mercado) será de 62,26%. A TAM diz que tanto a família Amaro como a família Cueto compartilharão igualmente da gestão da empresa.

Bologna afirmou também que a fusão das duas empresas aéreas não deve ser concluída até o final deste ano. “Acreditamos que não antes do final do quarto trimestre teremos as autorizações devidas para o andamento da fusão”, afirmou o executivo. “Estamos confiantes que teremos, sim, a autorização dentro de certas mitigações, especialmente no mercado chileno”, afirmou.

Bologna relembrou que em 26 de maio será realizada audiência pública no Tribunal de Livre Concorrência do Chile (TDLC), quando os envolvidos na fusão das duas empresas poderão se manifestar. A decisão dos cinco juízes, porém, não tem prazo estabelecido para ser anunciada. Além disso, a fusão ainda depende de aprovação de órgãos reguladores de outros países, entre eles o brasileiro Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Também é necessária a aprovação dos acionistas minoritários das duas companhias.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search