Pilotos do 447 evitaram turbulência

Globo
20/05/2011

Pilotos do 447 evitaram turbulência
Segundo ministro francês, acidente será esclarecido até o fim de junho


A análise das caixas-pretas do voo AF 447, que caiu no Oceano Atlântico em 2009 matando 228 pessoas, mostrou que os pilotos do avião da Air France evitaram zonas de turbulência. A informação e do jornal francês Le Parisien e põe em dúvida a hipótese de que a aeronave enfrentou uma tempestade. Citando uma fonte próxima à investigação, a rádio Europe 1 também informou ontem que a tripulação conseguiu contornar as nuvens (áreas de turbulência).

Os investigadores afirmaram que havia um aglomerado de nuvens cúmulos-nimbos na região no dia do acidente. Várias aeronaves que passaram pelo local, antes e depois do Airbus da Air France, também alteraram seu curso para evitar a área de turbulência. Uma reportagem do jornal “Le Monde” concluiu ontem que não houve erro de pilotagem e levantou duas hipóteses: a empresa Airbus não teria levado em conta a possibilidade de o A330 perder altitude de repente ou a Air France não teria treinado os pilotos para tal cenário.

As causas do acidente poderão ser finalmente conhecidas no mês que vem. A informação, do ministro francês de Transportes, Thierry Mariani, foi dada a uma rádio francesa.

— Penso que saberemos no final de junho — declarou Maríani à emissora France Info.

As previsões iniciais apontavam para uma resposta durante o verão francês, que começa em finais de junho e termina na última semana de setembro.

Ontem, em entrevista coletiva realizada em Paris, o diretor-geral da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, lembrou que um acidente é sempre a combinação de vários elementos e que ainda não é possível determinar os responsáveis pela queda do avião. Perguntado se isso significava que o inquérito estava se encaminhando para uma partilha de responsabilidades, Gourgeon disse que, em segurança de aviação, não se trata de quem é responsável, mas sim de garantir que um acidente não aconteça novamente.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search