Governo português analisa privatização da Tap e impõe condições para dar início ao processo

Mercado&Eventos
30/06 – 09:37 

Governo português analisa privatização da Tap e impõe condições para dar início ao processo

A privatização da Tap vai gerar um lucro próximo de zero ao Estado português. A avaliação da empresa ainda está em curso. Segundo nota divulgada ontem pelo Jornal de Negócios de Lisboa o Governo estaria preparado para assumir um cenário com dívidas e os capitais negativos da Tap vão consumir praticamente todo o valor da empresa.

A nota informa ainda que a Tap SGPS está, neste momento, sob análise de duas avaliações encomendadas pela Parpública, uma realizada pelo Citigroup, a outra pela Caixa Geral de Depósitos. Ambas estarão concluídas até ao final de Julho, soube o Negócios. Estas avaliações serão o ponto de partida para o caderno de encargos de privatização.

Hádois dias, o novo Governo estabeleceu como condição prévia para a venda da Tap a manutenção do “hub” em Lisboa e isso vai resultar em cláusulas de compromisso pelo comprador. O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) já estava preocupado com a possibilidade da privatização parcial da Tap, mas a privatização total, admitida agora no programa do Governo, faz disparar os sinais de alarme: “É um crime”, afirma Vítor Mesquita, da direcção do SITAVA.

 

 

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search