Bagagem demora até 90 minutos no aeroporto de Cumbica, em SP

21/07/2011-07h58

Bagagem demora até 90 minutos no aeroporto de Cumbica, em SP

DE SÃO PAULO

Hoje na FolhaUma conjunção de problemas faz com que as bagagens demorem até uma hora e meia nos horários de maior pico no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo). O aceitável, pelo padrão internacional, são 18 minutos, no máximo.

A informação é da reportagem de Ricardo Gallo publicada na edição desta quinta-feira da Folha. A reportagem completa está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

De acordo com o texto, Cumbica tem a mesma estrutura de desembarque de oito anos atrás, mas o número de passageiros triplicou e o de voos dobrou. As esteiras de bagagem, por exemplo, são as mesmas da inauguração do terminal, em 1985. A Infraero afirmou que a manutenção adequada permite mantê-las em uso.

O setor de retirada de bagagens opera até 134% acima da capacidade, segundo estudo de 2010 do BNDES. Um funcionário da Swissport, a maior terceirizada a operar em Cumbica, disse à Folha que uma equipe padrão tem cinco pessoas, mas que chega a atuar com duas a menos. A empresa nega.

Danilo Verpa/Folhapress
Movimento de bagagens e passageiros na esteira de Cumbica depois de voo de Buenos Aires para São Paulo.
Recommended Posts

Start typing and press Enter to search