Gol volta à liderança do mercado aéreo nacional em agosto

O Estado de S.Paulo

Gol volta à liderança do mercado aéreo nacional em agosto
Empresa já havia alcançado a liderança em fevereiro, mas em março perdeu o posto novamente para a TAM
21 de setembro de 2011 | 3h 04
SILVANA MAUTONE – O Estado de S.Paulo

A Gol voltou a ultrapassar a TAM no mercado doméstico em agosto, mas por pouco, e ambas estão praticamente empatadas na liderança do mercado doméstico. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Gol encerrou o mês passado com uma participação de 38,84%, enquanto o Grupo TAM, que reúne os voos da TAM e da Pantanal, ficou com 38,37%.

No entanto, como a Gol comprou a Webjet (a Anac deu ontem o primeiro sinal verde ao processo, que agora terá de passar pelo Cade), a participação da Gol sobe para 44,58%. A Webjet encerrou agosto com 5,74% de mercado, atrás da Azul (9,27%) e à frente da Avianca (3,55%) e da Trip (3,43%). As demais empresas somam menos de 1% do mercado doméstico brasileiro.

Em fevereiro, a Gol ultrapassou a TAM pela primeira vez desde a sua fundação, há dez anos, a assumiu a liderança no mercado doméstico de aviação civil. No mês seguinte, porém, a TAM retomou o primeiro lugar.

No total, segundo os dados da Anac, a demanda por voos domésticos em agosto cresceu 13,45% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Em relação à oferta, o crescimento foi de 14,31%. No acumulado do ano até o mês passado, o crescimento da demanda atingiu 20,14% e o da oferta, 14,39%.

No mercado internacional (que leva em conta apenas os voos para o exterior oferecidos pela empresas brasileiras), o crescimento da demanda por foi de 5,91% e o da oferta, de 6% em comparação a agosto de 2010. No acumulado do ano, a demanda registrou crescimento de 15,83% e a oferta, de 10,53%. Nesse mercado, a TAM mantém a liderança isolada, com 89,09% do mercado, seguida pela Gol (9,63%) e a Avianca (1,28%).

Preços. A TAM informou ontem que, em agosto, houve um aumento do yield (o preço cobrado por quilômetro de voo) em comparação com o mês anterior. Além disso, segundo a companhia, o yield de agosto ficou em linha com o mesmo período de 2010. A empresa, porém, não divulgou os números exatos dessa alta. Ela divulga esse dado apenas trimestralmente, com a divulgação do balanço. A TAM reiterou, porém, sua expectativa de crescimento de aproximadamente 5% no yield do terceiro trimestre comparado ao segundo trimestre de 2011.

“A partir do momento que nós percebemos que os novos clientes incorporaram a viagem aérea como opção ao ônibus, é hora de nós começarmos a recomposição de margens do setor aumentando preços de forma gradativa, fazendo o equilíbrio entre receita e a ocupação dos nossos voos”, afirmou, em nota, o presidente da TAM, Líbano Miranda Barroso. No mercado internacional, o yield em dólares apresentou uma ligeira redução em comparação a julho, segundo a TAM.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search