Processos da tragédia da Gol devem entrar na Justiça Plena

Gazeta Digital – MT
Terça, 25 de outubro de 2011, 15h48

Processos da tragédia da Gol devem entrar na Justiça Plena
Redação do GD

A Advocacia Geral da União (AGU) está indicando quatro processos ligados à tragédia da Gol para ingressar no programa Justiça Plena, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O processo criminal contra os pilotos norte-americanos que causaram o acidente aéreo, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, foi o primeiro já indicado pela AGU. De acordo com a Advocacia Geral da União, a inclusão acontece porque o acidente diz respeito a fatos de grande repercussão e de comoção social.

Em agosto deste ano representantes da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907 da Gol foram a Brasília para uma reunião com a AGU. No encontro os familiares levaram ao conhecimento da União o processo criminal contra os pilotos do jato Legacy que colidiu com o Boeing da Gol em 2006, deixando 154 mortos e pediram a inclusão dos processos no programa Justiça Plena. Na primeira instância os pilotos receberam como pena a prestação de serviços comunitários. Os familiares também pediram a ajuda da União nos processos paralelos que correm contra o blogueiro Joe Sharkey, passageiro do Legacy, no processo de pilhagem de roubo de pertences de passageiros do Gol, dentre outros.

O programa Justiça Plena monitora e dá transparência ao andamento de processos de grande repercussão social. O projeto foi lançado em 2010 e assegura acesso pleno de todos os cidadãos interessados no processo, por meio de consulta online, sem restrição.

(Com assessoria) I.B

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search