Piloto conta como conseguiu pousar um Boeing sem as rodas em aeroporto polonês

Gazeta Digital – MT
2/11/2011 às 15h35:Piloto conta como conseguiu pousar um Boeing sem as rodas em aeroporto polonês
Tadeusz Wrona disse estar aliviado ao ter aterrissado sem nenhum ferido
R7 Notícias
EFE

Peter Andrews/Reuters

Susto no aeroporto: avião queimou combustível no ar para poder pousar sem as rodas em Varsóvia, na Polônia

O piloto Tadeusz Wrona, que protagonizou em Varsóvia a aterrissagem forçada de um Boeing 767 sem rodas, confessou nesta quarta-feira (2) seu “enorme alívio” quando foi informado que os 231 ocupantes (220 passageiros e 11 tripulantes) tinham deixado o avião com vida.

Considerado um herói na Polônia, seu país natal, Wrona reconheceu que após o pouso ainda temia que o atrito da aterrissagem pudesse ter causado problemas à aeronave e colocado a vida das pessoas a bordo em risco, por isso não se sentiu tranquilo até que uma comissária de bordo confirmou que o avião já estava vazio.

Em entrevista coletiva, o piloto relatou sua surpresa com a falha do trem de pouso do avião, com o qual disse ter voado mais de 500 vezes contratempos.

A aeronave está nesta quarta-feira (2) entre as duas pistas onde na terça (1º) fez a aterrissagem, e deverá ser levada nos próximos dias a um hangar, onde será revisada por especialistas da Boeing que já estão na Polônia.

O aeroporto de Varsóvia continua fechado e deve retomar os voos ao longo do dia. O Boeing 767 pertence à companhia polonesa LOT e havia decolado horas antes no aeroporto de Newark, nos Estados Unidos.

Meia hora depois da decolagem, a tripulação comunicou uma avaria no sistema hidráulico central, e dois caças F16 foram enviados para escoltar o avião durante parte do trajeto para confirmar que efetivamente o trem de pouso não descia. Foram feitos então procedimentos para a aterrissagem forçada no aeroporto de Varsóvia, onde jamais um avião sem trem de pouso havia pousado.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search