Processo Judicial Eletrônico é inaugurado na Justiça do Trabalho

Últimas Notícias – 06/12/2011

Processo Judicial Eletrônico é inaugurado na Justiça do Trabalho

Nesta segunda-feira (05), a Justiça do Trabalho do país deu seu primeiro grande passo na implantação do projeto que eliminará os processos em papel e promoverá mais agilidade na tramitação processual. O Processo Judicial Eletrônico – PJe teve sua primeira fase inaugurada em Navegantes (SC), no TRT da 12ª Região.

Durante a solenidade de inauguração, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, afirmou: “Navegantes ganha não apenas uma vara do trabalho totalmente digital, em que se abolirá o papel para autuar as peças de um processo; Ganha também uma vara do trabalho dotada de um moderno sistema de processo eletrônico”.

Desenvolvido em parceria com diversos tribunais, também de outros órgãos do Judiciário, o PJe visa que os processos sejam recebidos, autuados, classificados e distribuídos aos juízes – tudo eletronicamente, promovendo a celeridade processual e, ao mesmo tempo, transparência às atividades judiciais, uma vez que o arquivo digital, ao contrário das ações em papel, pode ser acessado em qualquer lugar, por meio da internet.

Sem contar os custos que também serão substancialmente reduzidos, com o corte de despesas em material de expediente, pessoal, mobiliário, espaço físico e transporte, o PJe-JT também trará facilidade para advogados e partes que não necessitarão comparecer ao balcão da secretaria.

A Vara de Navegantes é pioneira na instalação do PJe-JT, que será seguida pela Vara de Caucaia – CE (16/01), Várzea Grande – MT (05/02) e Arujá – SP (27/02). A partir destas quatro experiências piloto, o processo judicial eletrônico será expandido para todos os estados brasileiros.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search