SEC aprova permuta de ações entre LAN e TAM

Valor Econômico
10/05/2012

SEC aprova permuta de ações entre LAN e TAM
Por Alberto Komatsu | De São Paulo

A TAM Linhas Aéreas recebeu ontem a aprovação da Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado financeiro dos Estados Unidos, para a permuta de ações com a LAN Airlines, que criará a Latam.

Essa era a última autorização que faltava para a operação ter início, após o aval da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na segunda-feira, e da congênere chilena, a SVS.

O edital da permuta de ações deve ficar pronto em 10 dias. Após essa etapa, haverá um prazo de adesão dos acionistas. Estima-se que toda a operação será concluída até o fim de junho. Com isso, será criado oficialmente o maior grupo aéreo da América Latina e um dos 10 maiores do mundo.

A permuta de ações será feita por meio de uma oferta pública de aquisição (OPA), para o cancelamento do registro de companhia aberta da TAM. Nessa operação, os acionistas da TAM receberão ações da LAN na forma de BDRs, que são recibos de ações de empresas estrangeiras negociadas no Brasil. A razão de troca será de 0,9 BDR da LAN para cada papel da TAM.

As famílias controladoras de TAM e LAN, Amaro e Cueto, respectivamente, terão 38% da empresa resultante. Os Cueto terão 24,07% e os Amaro, 13,52%. Apesar da diferença do volume de ações, um documento assinado pelas duas famílias prevê o controle compartilhado, pesos iguais e voto único no conselho de administração.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search