Comissários pedem para Anac rever norma

Valor Econômico

04/06/2012

Comissários pedem para Anac rever norma
Por Alberto Komatsu | De São Paulo

O Sindicato Nacional dos Aeronautas se reúne, nesta quarta-feira, com representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para pedir a revogação de uma nova norma que contribuiu para a demissão de 190 tripulantes da Gol, na sexta-feira. Desde outubro de 2011, a Anac autorizou a Gol a reduzir de quatro para três o número de comissários do avião 737-700, fabricado pela americana Boeing. Com o corte da semana passada, a empresa acumula quase 900 dispensas desde janeiro.

O processo de redução de quadro de pessoal da Gol deve se estender até o início do segundo semestre. Até lá, a segunda maior companhia aérea brasileira poderá demitir mais cerca de 300 funcionários. Com isso, ela acumulará, desde janeiro, 1,2 mil cortes. Procurada, a Gol informou que “não nega que possa haver mais dispensas”.

A Gol encerrou o primeiro trimestre deste ano com 43 aviões 737-700, de uma frota total de 123 aviões. Esse avião comporta 148 passageiros. A companhia também tem 77 modelos 737-800, para 184 pessoas. No dia 31 de outubro de 2011, a empresa foi aprovada no teste de evacuação de emergência do 737-700, com um comissário a menos.

“O que facilitou essas demissões foi a decisão da Anac de autorizar a redução de comissários. Vamos tentar reverter essa decisão”, afirmou Graziella Baggio, da direção do Sindicato Nacional dos Aeronautas.

Segundo ela, é importante ter quatro comissários no 737-700 porque mais pessoas estão viajando, muitas pela primeira vez. Além disso, ela defende que o passageiro tem um serviço de bordo melhor com a quantidade usual de comissários.

Os cortes que estão sendo anunciados pela Gol fazem parte de uma readequação de tamanho da companhia. A Gol reduziu sua malha de voos em 10%, em meados de abril. Também está reduzindo a oferta em até 2% neste ano e vai diminuir o tamanho da frota, que de 150 aviões, no fechamento de 2011, vai chegar a 136 aeronaves, em 2013. Esses números incluem a Webjet, adquirida pela Gol em julho do ano passado.

Essas medidas estão sendo tomadas, em grande parte, porque o crescimento da demanda por viagens aéreas está em processo de desaceleração. Depois de três anos consecutivos de expansão consistente no fluxo de passageiros no país (17,65%, em 2009, 23,47%, em 2010, e 15,72%, em 2011), em 2012 a projeção mais otimista, da própria Gol, não ultrapassa 10% de expansão.

A Gol acumula 900 dispensas desde janeiro porque demitiu 1,2 mil empregados, de janeiro a abril, mas contratou 700 pessoas no mesmo período, restando um saldo de 500 cortes. Como de janeiro a março a empresa dispensou 200 tripulantes por meio de licenças não remuneradas e demissões voluntárias, são 700 pessoas dispensadas.

É por isso que, com as 190 demissões de sexta-feira, a Gol acumulou quase 900 cortes. Com mais 300 demissões até o início de julho a companhia terá acumulado 1,2 mil vagas a menos.

“A companhia ressalta que está em constante diálogo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas e salienta que manterá o atendimento aos 63 destinos nacionais e 13 internacionais que compõem sua malha”, informou a Gol, por meio de comunicado, na sexta-feira.

 

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