Gol põe em prática nova rodada de demissões

ZERO HORA
27 de junho de 2012
PLANO DE CORTES
Gol põe em prática nova rodada de demissões

Na tentativa de trocar crescimento por rentabilidade, a Gol acelera o ritmo de demissões. Ontem, houve nova rodada de desligamentos, com a saída de 84 comandantes.

A companhia não confirmou o número de cortes informado pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas, mas reconheceu a redução em seu quadro de funcionários. As demissões integram o pacote de enxugamento iniciado na tentativa de reverter o prejuízo de R$ 710,4 milhões de 2011.

Anunciada logo depois do resultado negativo, a previsão de cortes de pessoal aumentou e agora deverá chegar a 2,5 mil pessoas até dezembro. Segundo a empresa, a medida é necessária para “adequar-se à nova realidade do mercado, manter seu plano de negócios disciplinado e a sustentabilidade”. A empresa tem cerca de 20 mil funcionários.

Segundo a nota divulgada pela Gol, a redução do quadro será feita com cortes, congelamento de vagas e não reposição de funcionários que deixarem a empresa. No início de abril, a Gol havia anunciado redução de até cem voos dos cerca de 1,1 mil operados diariamente.

O Sindicato Nacional dos Aeroviários pretende questionar as demissões na Justiça do Trabalho. Segundo a presidente do sindicato, Selma Balbino, a empresa descumpriu um acordo pelo qual os funcionários mais antigos não seriam afetados pela redução do quadro de funcionários.

No rota para encontrar o crescimento, a Gol terá novo presidente a partir da próxima semana. Depois de quase 20 anos no grupo Volkswagen, o executivo Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da Audi Brasil, assumirá o comando da companhia aérea. Constantino de Oliveira Junior, fundador e presidente, passará para a presidência do conselho de administração.

A Gol encerrou o período de janeiro a maio deste ano com 34,3% de participação no mercado doméstico de aviação, abaixo dos 37,57% de igual período do ano passado. A líder TAM também apresentou queda, de 42,91% para 39,40%.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search