Companhia aérea Pluna anuncia leilão de bens para pagar credores

09/07/2012-16h34

DA EFE

A companhia aérea uruguaia Pluna entrou oficialmente em processo de falência nesta segunda-feira. Segundo o governo do país, a empresa vai liquidar seus bens o mais rápido possível para ressarcir credores e permitir a entrada de um novo agente que recupere as conexões aéreas do Uruguai.

Fim da Pluna afetará mais de 15 mil passageiros, diz órgão uruguaio
Empresa aérea pode ser multada em R$ 360 mil por voo pela Anac
Gol anuncia voo para Montevidéu em dia que Pluna cancela operações

O Estado uruguaio, fiador da compra de sete aviões Bombardier CRJ pela companhia, vai leiloar as aeronaves por US$ 140 milhões. O valor arrecadado será destinado ao cancelamento das dívidas de Pluna.

Assim que for anunciada a venda, o governo vai negociar a entrega das rotas e frequências que a empresa operava em troca de incorporar os trabalhadores despedidos pela companhia.

Miguel Rojo – 6.out.2008/France Presse
Aeronave da empresa aérea uruguaia Pluna; empresa anunciou a suspensão de todos os seus voos na Quinta

Os ministros uruguaios de Transporte, Enrique Pintado, e Economia, Fernando Lorenzo, comunicaram formalmente o fim da companhia, que na quinta-feira passada decretou a suspensão indefinida de suas atividades por seus graves problemas econômicos.

“Hoje será pedido uma reunião de credores da Pluna S.A. As razões são claras e de domínio público”, disse o ministro da Economia. “Trata-se de uma empresa insolvente e com problemas de acesso à liquidez a curto prazo que impediam suas operações.”

Lorenzo disse que o governo uruguaio levou em consideração as “repercussões e consequências para a sociedade de mantê-la funcionando”.

Os ministros disseram que o Executivo vai levar hoje mesmo ao Parlamento o projeto de lei sobre a Pluna, a fim de reestabelecer o mais rápido possível as conexões aéreas do Uruguai e de ajudar os mais de 700 trabalhadores da empresa que ficaram subitamente desempregados.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search