Governo está atento a problemas do setor aéreo, diz Bittencourt

O Estado de S.Paulo
09 de julho de 2012 | 18h 36 Reuters

RIO DE JANEIRO, 9 JUL – O governo está atento para os resultados trimestrais ruins das companhias aéreas, o enxugamento de malha aérea e as demissões de funcionários do setor, disse na segunda-feira o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt.

Ele enfatizou que o governo está acompanhando de perto as dificuldades enfrentadas pelas companhias aéreas nacionais.

“O setor aéreo é muito volátil e historicamente tem muita dificuldade porque é muito sensível nos seus custos, que têm crescido muito mundialmente” , disse ele a jornalistas após visita ao aeroporto do Galeão.

“O preço do petróleo subiu muito e ele representa 40 por cento dos custos. As empresas estão se ajustando e obviamente temos que observar. Estamos acompanhando”, acrescentou.

Ao ser questionado se o setor poderia receber ajuda do governo, o ministro não respondeu diretamente, mas afirmou que a situação das empresas que estão sendo monitoradas de perto “não é simples”.

“É uma situação delicada. Estamos conversando e avaliando. A margem do setor é estreita e com custos subindo e preços das passagens caindo a vulnerabilidade aumenta”, afirmou.

COPA

Bittencourt minimizou o prognóstico do Ipea que apontou que 9 dos 13 aeroportos que serão usados na Copa de 2014 nao ficarão prontos a tempo do mundial. Ele minimizou o alerta que já foi feito também pela Fifa em outras oportunidades.

“Aeroportos não serão problema para a Copa”, disse ele. “Isso é prioridade para o governo, os prazos estão em dia. Cada um tem sua avaliação (…). Tem que perguntar ao Ipea como chegou a essa conclusão” , afirmou.

O Governo concessionou 3 aeroportos à iniciativa privada (Viracopos, Brasília e Guarulhos) e , segundo o ministro, não há planos no momento de novas concessões.

O investimento do governo até a Copa nos aeroportos não privatizados será de 3,6 bilhões de reais, de acordo com Bittencourt.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search