Maioria das aéreas está otimista com próximos 12 meses

G1
23/10/2012 13h18

Valor OnLine

A lucratividade das companhias aéreas em todo o mundo deverá melhorar nos próximos 12 meses, segundo 48,1% das empresas que participaram de um estudo realizado neste mês pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (da sigla em inglês Iata). Para 40,7%, não haverá mudanças, e apenas 11,1% preveem redução.
Embora a pesquisa mostre que a maioria das estimativas para o desempenho futuro seja otimista, 51,9% das companhias informaram ter registrado queda no lucro no terceiro trimestre deste ano em relação ao igual período de 2011.

De acordo com as empresas entrevistadas, a pressão dos custos, principalmente dos combustíveis, contribuiu para o recuo no lucro do período . Para outras 37% delas, porém, houve aumento na lucratividade, e 11,1% informaram estabilidade, na comparação anual.

Transporte de passageiros
A pesquisa da Iata também mostrou otimismo no que se refere ao transporte aéreo de passageiros. De acordo com 52,9% dos entrevistados, a demanda deverá crescer nos próximos 12 meses. Por outro lado, 41,2% das companhias avaliam que não deverá haver mudanças. Para 5,9%, ocorrerá redução no fluxo de passageiros.

Nos últimos três meses, 61,1% das companhias registraram aumento de demanda de viagens aéreas, mas 22,2% delas não observaram nenhuma alteração. Para 16,7%, houve redução da demanda.

Transporte de carga
No transporte de carga, 52% das companhias aéreas acreditam em expansão para os próximos 12 meses. Para 28% dos participantes da pesquisa, não vai haver mudança. A perspectiva é negativa para 20% das aéreas.

O desempenho dos últimos três meses, no transporte de cargas, mostra um cenário negativo. Para 57,7% das empresas houve redução. Por outro lado, 23,1% dos entrevistados registraram expansão. Não houve mudança para 19,2% das companhias.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search