Cid Gomes põe voos em risco na BA

Globo
Quarta-feira 14.11.2012

Governador do Ceará atravessa pista de pouso a pé e obriga avião a arremeter
GERALDA DOCA
geralda@bsb.oglobo.com.br
-BRASÍLIA- O governador do Ceará, Cid Gomes, pôs o sistema de controle de voo no aeroporto de Salvador em polvorosa. Na última sexta-feira, ele atravessou a pé a pista, obrigando um avião da Avianca, procedente de Guarulhos, a arremeter. E o voo 1697 da Gol, que vinha de Recife, teve que abortar procedimento de pouso no aeroporto.

Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), às 13h17m, a aeronave que trazia Cid Gomes, um Cessna (prefixo PR-JAP) pousou no aeroporto da capital baiana. Sem esperar o taxiamento da aeronave e sua parada em local apropriado, Gomes e um outro ocupante abriram a porta e atravessaram a pista a pé, em direção à Base Aérea — onde estavam a presidente Dilma Rousseff e o governador da Bahia, Jaques Wagner.

O ocorrido levou a interdição da pista por cinco minutos por questões de segurança, até que o governador e o acompanhante fizessem a travessia. Diante do fato inusitado, do risco e do impacto operacional, a Anac abriu processo investigativo.

O governador feriu as regras de segurança. Piloto e ocupantes de aeronaves só devem desembarcar após o taxiamento da aeronave e parada em local seguro. As autoridades do setor estão receosas de que o ato possa gerar precedentes. Elas destacam que a presença de um animal na pista obriga o seu fechamento para evitar acidentes. O incidente foi notificado à Anac. A assessoria do governador foi procurada, mas não quis se manifestar.

No dia 29 do mês passado, outro incidente foi registrado pela Infraero. Um avião da TAM, que fazia a rota de Aracaju para Guarulhos, fez uma rota diferente da autorizada pela Aeronáutica e ficou cinquenta minutos sem falar com o centro de controle de tráfego aéreo. O ato obrigou a Força Aérea a acionar caças para escoltar o avião, diante da suspeita de sequestro.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search