"Latam não cresce em 2012", garante Enrique Cueto

Panrotas
Publicada em 20/11/2012 18:11:00

“Latam não cresce em 2012“, garante Enrique Cueto

Vice-presidente da Associação Latino-Americana de Transporte Aéreo (Alta), Enrique Cueto, que é também vice-presidente da Latam, participou neste fim de semana da assembleia geral anual da entidade, realizada na Cidade do Panamá. Em entrevista coletiva, Cueto afirmou que em três ou quatro meses a Latam Airlines deverá escolher a aliança global que seguirá: Star Alliance, como a Tam, ou One World, da Lan. O executivo da Latam afirmou, no entanto, que não acredita que as alianças se sustentem a longo prazo.

Na entrevista, Enrique Cueto disse ainda que há problemas de infraestrutura aeroportuária no Chile, com o Aeroporto de Santiago pequeno – e com projeto de expansão que quando concluído estará defasado. Ele afirmou ainda que 2012 não é um ano de crescimento para a Latam. “Não vamos crescer neste ano, a indústria tampouco, porque crescemos em excesso recentemente. No Brasil, teremos redução de 2% e, para 2013, devemos diminuir em 7%. Reduziremos voos e retiraremos aviões não rentáveis”, afirmou ao jornal chileno Diario Financiero.

Cueto destacou que desde a fusão entre Lan e Tam, a ocupação média dos voos cresceu, alcançando entre 82% e 85%. Ele defendeu ainda o alcance das sinergias entre as aéreas dentro do tempo estipulado e disse que mercados como o argentino, que respondem por 11% dos negócios da Lan, deverão ser responsáveis por apenas 3% de participação na Latam.

Maria Izabel Reigada

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search