TAM e Gol aumentam ocupação em outubro

Valor Econômico
Sexta-feira e fim de semana, 23, 24 e 25 de novembro de 2012


Marina Falcão
De São Paulo

LEO PINHEIRO/VALOR

A TAM diminuiu a sua oferta de assentos em 3,7% no mês passado, em relação ao mesmo período de 2011,
enquanto na Gol a redução foi de 9,4%

Com mais de 70% de participação no setor de aviação brasileiro, a TAM e a Gol registraram alta na sua taxa de ocupação no “cado doméstico em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em ambas empresas, o indicador melhorou após ajustes na oferta de assentos em nome da rentabilidade da operacional.

De acordo com dados divulgados ontem pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a taxa de ocupação da TAM avançou de 66,2% em outubro do ano passado para 76,1% neste ano. Na Gol, o indicador foi de 65,22% para 70,39%, na mesma comparação.

A TAM reduziu a sua oferta de assentos em 3,7% no mês passado, sobre igual período de 2011. Já a Gol registrou queda de 9,4%. Do lado da demanda, a TAM registrou alta de 10,7% em outubro. No caso da Gol, o indicador caiu 2,2%.

Os dados referentes a outubro de 2011 são fornecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), enquanto os de outubro são da Abear. As informações são quase perfeitamente comparáveis de acordo com consultor técnico da Abear, Adalberto Febeliano.

As companhias aéreas brasileiras buscam hoje um novo ponto de equilíbrio, após um choque de custos puxado pela alta nos combustíveis, principalmente. Mas, para Febeliano, ainda é difícil prever como as empresas se comportarão em relação aos ajustes de oferta, com eventuais novas paralisações de rotas menos rentáveis em 2013. “Isso depende de fatores como aquecimento da economia e dos movimentos de competição entre as empresas”, disse.

A redução na oferta de assentos não é um movimento homogêneo no setor. Enquanto Gol e TAMcortam, a Avianca e a Azul/ Trip aumentam a disponibilidade de assentos, segundo o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

A Avianca registrou taxa de ocupação doméstica de 82,19% em outubro, a maior entre as associadas da Abear. A oferta da empresa subiu 65,6%. A Azul e a Trip também tiveram aumento nesse quesito, de 12,2% e 18,1%, respectivamente.

Na Webjet, comprada pela Gol no ano passado, a taxa de ocupação foi de 64,81% em outubro, com queda na oferta de 6,8%. Em relação à setembro, a taxa de ocupação de todas as filiadas à Abear (TAM, Gol, Webjet, Azul, Trip e Avianca) recuou de 76% para 73,7% em outubro. No geral, houve uma alta de 0,83% na demanda.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search