Tráfego total da Latam Airlines sobe 10,1% em novembro

G1
Atualizado em 07/12/2012 20h21Valor OnLine

Os voos internacionais elevaram o tráfego de passageiros da Latam Airlines em novembro, mostra a prévia operacional divulgada hoje pela aérea. Segundo a companhia, a receita a cada passageiro por quilômetro transportado subiu 10,1% no período, frente ao mesmo mês de 2011.

As linhas fora do Brasil, diz a empresa, foram responsáveis por cerca de metade (50%) do tráfego. Só em território nacional, o indicador avançou 14,7% no mês, sob as mesmas bases. Foram 6,9% mais viagens internacionais, de acordo com os números.

A oferta total do sistema da Latam também aumentou. Em 12 meses, a alta foi de 6,5%, com os voos no exterior avançando 13,4%. Enquanto isso, no Brasil, os assentos disponíveis a cada quilômetro viajado caíram 5,2%, parte dos esforços da empresa de conter a disponibilidade de linhas aos consumidores, para cortar custos.

Ao mesmo tempo, a prévia mostra que a taxa de ocupação dos voos também subiu, refletindo a mesma estratégia da empresa resultante da fusão entre a chilena LAN e a brasileira TAM. O sistema como um todo teve uma taxa 2,5 pontos percentuais maior, em 76,9%, ao passo que no Brasil o indicador chegou a 80,7%, um avanço de 14 pontos.

Em relação ao transporte de cargas, a Latam informa que o tráfego caiu 3,7% em novembro, enquanto a capacidade subiu 3,1%. Por isso, a taxa de ocupação de materiais se reduziu em 4,3 pontos percentuais no período, para 60,5%.

(Renato Rostás | Valor)

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search