Presidente da Anac fala sobre Operação Porto Seguro

Jornal do Brasil
Atualizada em 09/12 às 07h02

Marcelo Guaranys deve explicar atuação do ex-diretor Rubens Vieira, suspeito de corrupção
Jornal do Brasil

O diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, será ouvido na próxima quarta-feira (12), a partir das 14h, na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado. Guaranys foi convidado a prestar esclarecimentos ao Senado sobre a atuação de Rubens Vieira, ex-diretor da agência suspeito de envolvimento em fraudes na Anac, de acordo com investigação da Polícia Federal na Operação Porto Seguro.

Na operação, a PF também apontou o envolvimento num esquema de pareceres técnicos fraudulentos de José Weber Holanda, adjunto do Advogado-Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams; da ex-chefe-de-gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha; e do ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Vieira, irmão de Rubens.

De acordo com o autor do requerimento da reunião, senador Alvaro Dias (PSDB-PR), em razão da gravidade dos fatos revelados pela operação da PF, tornou-se imprescindível o comparecimento do diretor-presidente da Anac ao Senado.

Segundo Alvaro Dias, o esquema de corrupção descoberto pela PF não é caso isolado, mas está infiltrado por toda a administração federal e envolve diversos crimes como corrupção ativa, corrupção passiva, advocacia administrativa, formação de quadrilha, tráfico de influência, violação de sigilo funcional, falsidade ideológica e falsificação de documento particular.

Agência Senado

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search