Passagens aéreas estão mais caras e há risco de greve nos aeroportos

ZERO HORA
11/12/2012 | 23h19

Sindicato de trabalhadores do setor aéreo promete paralisar atividades amanhã para protestar contra reajuste salarial
Joana Colussi
joana.colussi@zerohora.com.br


Assim como a Infraero, Anac também terá funcionários circulando pelos principais
aeroportos até janeiro
Foto: Mauro Vieira / Agencia RBS

Na época de maior movimento nos aeroportos brasileiros, a ameaça de paralisação dos funcionários de companhias aéreas e a alta das passagens podem complicar as viagens de fim de ano. Com a proximidade do Natal, as empresas irão aumentar os voos e a fiscalização nos terminais será reforçada para evitar transtornos aos passageiros.

Como forma de protesto contra a baixa proposta de reajuste salarial oferecida pelas companhias aéreas, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) pretende paralisar nesta quinta-feira as atividades nos principais aeroportos do país, das 16h às 23h – numa greve de advertência, como define a entidade. A categoria de trabalhadores se reúne hoje com a diretoria das empresas para tentar definir um índice maior e tratar das demissões em massa de funcionários ao longo do ano.

– Além de lutar por um aumento salarial acima da inflação, queremos chamar a atenção para a situação atual, com empresas fechando, trabalhadores sendo demitidos e a concorrência diminuindo – disse Gelson Fochesato, presidente do SNA.

Conforme o dirigente sindical, o número de aeronautas desligados por apenas um grupo chegou a mais de 1,5 mil em 2012 – dos quais 850 funcionários da Webjet foram demitidos no mês passado e 700 da Gol ao longo do ano:

– Esse quadro de incerteza está gerando revolta na categoria. O mercado está ficando sem concorrência, e os prejudicados serão também os passageiros.

Fochesato acrescentou que neste ano a categoria decidiu antecipar a discussão pelo reajuste para evitar problemas aos passageiros, como paralisações, às vésperas do Natal e Ano-Novo.

Somente em dezembro, deverão passar pelos aeroportos brasileiros 17,4 milhões de pessoas, aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2011. No entanto, a expectativa da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo (Andep) é de um cenário semelhante ao do ano passado, quando atrasos e cancelamentos de voos não causaram grandes transtornos.

– A principal diferença será no preço das passagens, que aumentaram com a menor oferta após a criação de um duopólio – alertou o presidente da Andep, Claudio Candiota Filho, ao referir-se à participação dominante da Gol e da TAM no mercado.

Conforme Candiota, a deficiência na infraestrutura aeroportuária e problemas na regulação do setor dificultam a entrada de empresas de menor porte na aviação brasileira. Além disso, o fechamento da Webjet, no mês passado, impactou diretamente o preço das passagens no período.

Do dia 7 de novembro a 8 de dezembro, as tarifas subiram 25,67% em Porto Alegre e 22,01% no país, conforme levantamento de preços da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Plano de ação

Reforço nas equipes
Com 290 funcionários de 13 de dezembro a 14 de janeiro, a Anac intensificará a fiscalização em 12 aeroportos:
Congonhas, Guarulhos e Viracopos, em SP, Galeão e Santos Dumont, no Rio, Porto Alegre, Brasília (DF), Confins (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA)

Onde reclamar
Atendimento presencial: aeroportos de Brasília, Guarulhos, Galeão, Santos Dumont e Congonhas
Por telefone (24 horas): 0800-725-4445
Internet: www.anac.gov.br/faleanac

Compromisso das empresas
Aumento de 10% a 12% nas equipes de atendimento ao passageiro e de check-in
Sistemas de check-in capazes de trabalhar offline, caso ocorram queda de sistema de informática
Atendimento presencial ao passageiro nos aeroportos nos quais movimentam mais de 500 mil passageiros por ano
Aviões de reserva extras durante o período
Antecipação das manutenções programadas dos aviões
Voos extras para os destinos mais procurados
Não realizar overbooking (venda de passagens acima da quantidade de assentos)

Fonte: Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

ZERO HORA

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search