TAM faz aliança com a American Airlines

Estado de S.Paulo

18 de dezembro de 2012 | 2h 07
O Estado de S.Paulo
 

A TAM Linhas Aéreas e a LAN Colômbia, unidades da chilena LAN, assinaram, ontem, acordos de compartilhamento de voos com a American Airlines para aumentar as opções de destino para a América do Norte.

A Latam, o maior companhia aérea da América Latina, que surgiu com a fusão entre a chilena e a TAM, deve decidir em breve com qual aliança global de empresas aéreas irá se juntar definitivamente.

A LAN integra a aliança OneWorld, enquanto a TAM faz parte da Star Alliance, acordo que deve ser desfeito por imposição de um órgão regulador para aprovar a fusão. A Latam avalia suas opções considerando, entre outros fatores, o nível de conexões após a fusão de junho, os novos centros de operações que planeja abrir e o fluxo de passageiros que poderia capturar para novos mercados.

A companhia chilena declarou que anunciará o novo acordo até meados de 2013. A companhia também avalia a possibilidade de assinar acordos de compartilhamento com outras empresas.

A American Airlines, que faz parte da aliança OneWorld, poderá oferecer aos passageiros da Colômbia e do Brasil mais de 40 opções de viagem para os Estados Unidos e para o Canadá.

Segundo comunicado da TAM, o acordo ainda necessita da aprovação do Departamento de Transporte dos Estados Unidos, e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no Brasil, que pode levar até 11 meses./REUTERS

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search