Avião comercial russo sai da pista e deixa quatro mortos

Atualizado em 29/12/2012 16h21

France Presse 

MOSCOU, 29 dez 2012 (AFP) – Quatro pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas após um avião comercial russo ter saído da pista neste sábado, durante um pouso de emergência no aeroporto de Moscou-Vnukovo.

O avião, um Tupolev 204 da companhia russa Red Wings, havia decolado da República Tcheca. A aeronave saiu da pista e bateu em uma estrada ao lado do aeroporto. ‘Segundo as últimas informações, quatro pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas no pouso forçado do Tupolev Tu-204’, afirmou uma fonte do Ministério das Emergências à agência estatal Itar-Tass.

Segundo as agências, o avião tinha apenas oito tripulantes e nenhum passageiro, mas outras fontes afirmaram que 12 pessoas estavam a bordo.

O aeroporto de Vnukovo foi fechado por alguns minutos depois do acidente.

‘Todos os feridos estão em estado grave, com ferimentos na cabeça’, disse um responsável do Ministério da Saúde à agencia Interfax.

Segundo a agência, dois dos falecidos são o capitão e o copiloto, cujos corpos foram encontrados no local do acidente. As identidades dos outros falecidos ainda é desconhecida.

O acidente aconteceu às 16H30 local (12H30 GMT/ 10H30 de Brasília), em um momento no qual sopravam fortes ventos e em meio a uma tempestade de neve. A causa, no entanto, ainda é desconhecida. Rosaviatsya, a agência de segurança aérea russa, disse que enviou uma carta na sexta-feira à fabricante dos Tupolev para apontar eventuais possíveis problemas com o sistema de freio dos Tu-204.

A carta foi enviada depois que outro Tu-204 ter registrado problemas com seus freios em um incidente em 21 de dezembro, disse a agência de notícias.

As autoridades aeroportuárias checas disseram que o aparelho funcionava normalmente quando aterrissou no aeroporto de Pardubice, 100 km ao leste de Praga neste sábado.

‘O avião transportou passageiros a Pardubice e depois retornou apenas com a tripulação’, disse a agência de imprensa checa, citando o diretor do aeroporto, Vit Malek.

O porta-voz do Comitê russo de Investigação, Vladimir Markin, disse que todas as opções estão sendo avaliadas.

A televisão estatal disse que o piloto estava voando em círculos sobre Vnukovo e que inclusive avaliou a possibilidade de aterrissar em outro aeroporto.

Um porta-voz do Ministério de Emergências disse que o ‘Tu-204 saiu da pista e seu motor direito se incendiou’.

O presidente russo, Vladimir Putin, foi informado da situação e o primeiro-ministro, Dimitri Medvedev, ordenou uma investigação.

Acidente aéreo ocorreu no aeroporto de Vnukovo, na região de Moscou. Ao menos 4 dos 4 passageiros morreram.

Fotos: avião se acidenta em pouso e deixa mortos na Rússia

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search