TAM trocará Star Alliance pela oneworld em 2014

Folha de São Paulo
SEXTA-FEIRA, 8 DE MARÇO DE 2013

Companhia brasileira vai integrar aliança da LAN, com quem se fundiu
Pontos acumulados em empresas da Star Alliance e creditados no TAM FIdelidade continuarão válidos

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

A TAM oficializou sua saída da rede de alianças global Star Alliance. A partir do segundo trimestre de 2014, a companhia vai se unir à LAN na oneworld.

Até lá, nada muda para quem tem o programa TAM Fidelidade, que continuará acumulando créditos em voos de empresas parceiras da Star Alliance.

A LAN, sócia da TAM no grupo Latam, é fundadora da oneworld, enquanto a TAM aderiu à Star Alliance há menos de três anos, ocupando espaço deixado pela Varig.

A consolidação do grupo Latam em uma rede foi determinada pelo órgão regulador chileno, que também impôs como condição para aprovar a fusão que as duas não poderiam integrar a mesma rede da colombiana Avianca.

Em junho de 2012, após a sinalização de que a Latam ficaria na oneworld, a Avianca entrou para a Star Alliance.

Apesar de a Star Alliance ser mais antiga e ter mais companhias que a oneworld, a mudança para o passageiro brasileiro será pequena. Nos destinos mais procurados, as alianças são equivalentes.

Quem acumulava pontos no TAM Fidelidade voando United, por exemplo, poderá acumular com a American. A Star tem a TAP, e a oneworld, a Iberia. Sai Lutfthansa e entra British Airways.

PERDA

A TAM é a segunda grande perda da Star nas últimas semanas. A US Airways, que se fundiu com a American, vai trilhar o mesmo caminho.

“As alianças são importantes para as companhias aéreas pois permitem oferecer voos de qualquer lugar para qualquer lugar a um custo mais baixo”, diz o consultor Lucas Arruda. “Você obtém ganhos sem precisar fazer uma fusão, integrando as malhas por meio de alianças.”

Mas a saída da TAM é um baque para as empresas da Star Alliance, que perderão a conectividade com a maior empresa do Brasil.

O espaço será eventualmente preenchido pela Avianca Brasil, que tem ampliado a oferta de voos no país justamente para atender a demanda da Star Alliance.

“A integração da Avianca Brasil à Star Alliance é questão de tempo”, diz Arruda. “O grupo Avianca está integrando as subsidiárias e logo essa integração chegará ao Brasil.”

Apesar de não integrar nenhuma aliança, a Gol não é uma alternativa para a Star, pois possui acordos estratégicos com as companhias líderes da aliança Sky Team, como Delta e Air France-KLM.

DÚVIDAS SOBRE MINHAS MILHAS

1 – O que vai acontecer com meus pontos acumulados em voos da Star Alliance e creditados no TAM Fidelidade quando a TAM entrar na oneworld?
Todos os créditos serão honrados e poderão ser convertidos em passagens da TAM ou de qualquer outro membro da oneworld.

2 – Posso transferir pontos acumulados em voos da Star Alliance e creditados no TAM Fidelidade de volta para uma companhia da Star Alliance?
Não. Uma vez convertidos, os créditos não podem ser transferidos para outro programa.

3 – Até quando posso trocar créditos do TAM Fidelidade por passagens de companhias da Star Alliance?
Até a saída da TAM da Star Alliance, no segundo trimestre de 2014. O dia exato será anunciado até o fim do ano.

4 – As companhias da Star Alliance continuam pontuando no TAM Fidelidade?
Todas menos Avianca, Taca e Copa, que integraram a aliança recentemente e não fizeram acordos com a TAM.

5 – Já é possível creditar voos da LAN no TAM Fidelidade? E usar o créditos do programa da TAM para converter por passagens da LAN?
Sim, desde junho de 2012.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search