Piloto de avião desenvolve aplicativo que controla aeronave através de aparelho Android

techmestre

Software está sendo usado como conceito para aperfeiçoar medidas de segurança nos sistema de comunicação dos aviões.
Por Mateus Pires Iasbik
11/04/2013 11h22

O piloto de avião Hugo Teso, durante a conferência “Hack In The Box” em Amsterdam, impressionou o público com um software desenvolvido por ele.

Trata-se de um sistema que permite controlar uma aeronave comercial a partir de um aparelho com Android. O sistema busca por alvos se infiltrando em transmissões de rádio entre aviões e a torre de comando, utilizando outro sistema de comunicação para enviar mensagens maliciosas e assim assumir o controle da aeronave.

O piloto demonstrou que é possível, utilizando o acelerômetro do próprio aparelho, controlar fisicamente o voo dos aviões, executando manobras pelo movimento que efetuar com as mãos.

Segundo Telo, ao entrar em contato com as empresas aéreas para discutir o problema, teve uma grata surpresa, já que elas se comprometeram em ajudar a encontrar soluções para o fato.

O analista disse que, em um caso de “sequestro” do avião, a única alternativa seria desativar o piloto automático e conduzir manualmente. O problema que seria preciso perceber a situação a tempo, algo considerado difícil. O aplicativo desenvolvido faz parte de um conceito usado para aperfeiçoar medidas de segurança nos sistema de comunicação dos aviões, e por isso não será difundido.

Piloto_de_aviao_de_envolve_

Fonte: Net Security

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search