Clientes brasileiros da TAM que pagaram mais caro por passagens terão reembolso

Diário Catarinense
24/04/2013 | 15h09

A empresa foi acusada de vender bilhetes de um mesmo voo, no site em português, bem mais caras que o cobrado em site internacional

Foto: Helvio Romero / Agência Estado
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Clientes da TAM que foram prejudicados com a disparidade nos valores das passagens aéreas mostrados na versão portuguesa do site internacional da companhia, serão reembolsados. Segundo a empresa, houve um erro no sistema na semana passada, que ocasionou um preço de até 300% mais caro, se comparado com a passagem paga em outra moeda.

A TAM foi acusada de vender passagens de um mesmo voo, no site em português, bem mais caras que o cobrado em um site internacional, em inglês. O advogado coordenador da Área Consultiva e Criminal da Gaiofato Advogados, Dr. Márcio Holanda Teixeira, explica que o ato pode ser caracterizado como prática abusiva da empresa. Também foi constatado que no site apareciam alguns voos já estavam esgotados na versão brasileira, enquanto assentos do mesmo voo continuavam sendo vendidos na versão em inglês.

A companhia informou que trabalha com o conceito de composição dinâmica de preços, o que determina o valor das passagens é a demanda de cada perfil de passageiro e a oferta disponível, podendo variar de acordo com cada mercado, ressaltando que cada versão do site para outros países só permite compras com cartões de crédito oriundos das respectivas localidades.

O Código de Defesa do Consumidor define que qualquer produto de um mesmo fornecedor que apresentar diferenças nos sites em inglês ou português, dá ao comprador o direito de solicitar à empresa o reembolso.

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