Próximo passo será o passageiro despachar a própria bagagem

Folha de São Paulo
SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2013

Totens com essa função estarão no terminal 3, que está em construção e deve ser entregue em abril de 2014
Plano é que o despacho de mala também possa ser feito a partir do hotel a ser construído anexo ao novo terminal

DE SÃO PAULO

O próximo passo no aeroporto de Cumbica será permitir que o passageiro não apenas etiquete a mala -mas também a despache sozinho.

O sistema está previsto para o terminal 3, a ser inaugurado em abril de 2014 e que terá capacidade inicial para 12 milhões de passageiros.

O plano é que o despacho de mala também possa ser feito a partir do hotel a ser erguido anexo ao terminal 3.

As malas seriam levadas por um dispositivo até o aeroporto. Aeroportos como o de Barajas, em Madri, têm esse equipamento. Os balcões de entrega físicos continuarão existindo.

EXPERIÊNCIA

Cumbica já teve uma curta experiência com terminais de despachos automáticos de bagagem, com a Webjet, ano passado. A empresa colocou equipamentos para acelerar o embarque de passageiros.

Quando a Gol incorporou a Webjet, os equipamentos foram retirados. A Gol tem intenção de reutilizá-los, mas não há prazos para isso.

Recentemente, a empresa abriu a possibilidade de antecipar voos em totens de autoatendimento e via celular.

A concessionária de Cumbica também colocará “e-gates” nos terminais 1, 2 e 3. Os equipamentos permitirão criar filas expressas na imigração para passageiros que entrem ou saiam do país.

Os e-gates são portões automáticos nos quais o passageiro colocará o passaporte em um scanner, que liberará ou não a passagem. Outros aeroportos do mundo contam com esse dispositivo.

PASSAPORTES

O serviço atenderá quem tiver passaporte com chip -eram 4 milhões no final de 2012, segundo a Polícia Federal. Segundo a concessionária GRU Airport, a instalação deve ocorrer no segundo semestre nos terminais 1 e 2; no terminal 3, só em 2014,quando ele ficar pronto.

Os balcões de checagem manual serão mantidos.

(RICARDO GALLO)

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search