As 15 piores companhias aéreas do mundo

Screen Shot 2013-05-27 at 1.15.37 PM

O site de negócios Business Insider elegeu as piores companhias aéreas do mundo para fazer uma viagem longa em classe econômica. Para tanto, usou opiniões de usuários e avaliações de itens como conforto da poltrona, entretenimento a bordo, limpeza e condições da cabine, qualidade das refeições e eficiência dos serviços. Todos os dados foram tirados do ranking Skytrax, uma espécie de “Oscar” da aviação. Cada companhia recebeu uma nota de zero a cem. Confira a seguir as piores:

1º LUGAR: TURKMENISTAN AIRLINES, NOTA 30,8 – O primeiro lugar no ranking das piores companhias aéreas do mundo para viajar em classe econômica, segundo o Business Insider, ficou com a empresa do Turcomenistão, país da Ásia central. A companhia é a primeira de um país da ex-URSS a usar aeronaves Boeing e a ter todos os pilotos de voos internacionais treinados no Ocidente. Recebeu notas ruins para serviço de entretenimento a bordo, conforto das poltronas, eficiência dos serviços, resposta dos funcionários a pedidos dos passageiros, e habilidade dos funcionários com idiomas estrangeiros.

2º LUGAR: SUDAN AIRWAYS, NOTA 33,3 – Para quem vai viajar na classe econômica, a segunda pior companhia aérea do mundo é a Sudan Airways, segundo levantamento do Business Insider. Só recebeu uma nota razoável pelo conforto das poltronas, mas foi mal em todas os demais itens avaliados. A empresa opera voos dentro do Sudão, na África e no Oriente Médio, e está banida da União Europeia.

3º LUGAR: UKRAINE INTERNATIONAL AIRLINE, NOTA 36,3 – A companhia da Ucrânia, com sede em Kiev, opera voos para mais de 60 destinos na Europa, Oriente Médio e Ásia. Recebeu boa avaliações de passageiros, mas foi muito mal em itens como limpeza e segurança. Foi em seus aviões que o papa João Paulo 2º viajou pela Ucrânia.

4º LUGAR: UZBEKISTAN AIRWAYS, NOTA 37,5 – O quarto lugar no ranking das piores companhias aéreas do mundo para viajar em classe econômica, segundo o site de negócio Business Insider, ficou com a empresa do Uzbequistão, país da Ásia central. Desde o seu primeiro voo, em 1992, a Uzbekistan Airways teve três acidentes fatais, com um total de 54 mortos. A companhia recebeu nota baixa pelo serviço de entretenimento em voo, qualidade dos “acessórios” (como cobertas e travesseiros) e resposta dos funcionários a pedidos de passageiros.

5º LUGAR: AIR KORYO, NOTA 39,2 – Os voos da companhia aérea estatal norte-coreana receberam uma baixa avaliação dos passageiros por motivos compreensíveis: as viagens incluem “música de marcha revolucionária” e os alimentos são descritos nos cardápios dos voos como “comestíveis” -e só. A empresa tenta atualizar sua velha frota, e deve comprar novos aviões da Rússia devido a sanções dos EUA e da União Europeia.

Veja fotos e as demais companhias do ranking no caderno de economia da UOL em:

http://economia.uol.com.br/album/2013/05/22/as-15-piores-companhias-aereas-do-mundo.htm?abrefoto=5#fotoNav=1

 

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search