Lucro das empresas aéreas deve ser 67% maior em 2013, diz Iata

O Estado de S.Paulo
TERÇA-FEIRA, 4 DE JUNHO DE 2013

Com queda no preço do petróleo, associação revisa previsão de lucro e diz que ganhos podem chegar US$ 12,7 bi

ROBSON FERNANDJES/ESTADÃO-16/9/2002
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Cinto apertado. 
Apesar de melhora, margem do setor é baixa, de US$ 4 por passageiro

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) está vendo sinais de recuperação no setor. Ontem, a entidade revisou suasprevisõespara2013e elevou a estimativa de lucro das companhias aéreas globais para US$ 12,7 bilhões no ano – acima do US$ 10,6 bilhões projetados em março e 67% superior aos U$7,6 bilhões registrados no ano passado.

O diretor-geral da Iata, Tony Tyler, alertou, no entanto, que os negócios “ainda estão difíceis” e que as companhias do setor estão operando com uma margem de lucro de 1,8%. Isso significa um “lucro de US$ 4 por passageiro, menos que o preço de um sanduíche na maior parte do mundo”, comentou Tyler ontem durante reunião anual da entidade.

O setor aéreo vem de um momento de aumento de custos operacionais, principalmente do combustível. As despesas com combustíveis subiram 55% desde2006 e as empresas ainda estão voando em condições consideravelmente desfavoráveis, queixou-se Tyler. “Gerar lucro, mesmo que sejam pequenos, nas condições atuais é um grande feito”, disse.

Um dos motivos que levou a Iata a projetar ganhos maiores para as empresas aéreas neste ano é a queda no preço do barril de petróleo nos últimos meses, referência para o valor do querosene de aviação. O preço do barril vinha subindo até fevereiro, quando fechou na casa de US$ 115, mas caiu desde então e hoje está em torno de US$ 100.

A previsão da Iata é que o preço médio do barril seja de US$ 108 neste ano, abaixo da cotação média de 2012, de US$ 111,8.

Outra razão para o otimismo da associação, que reúne 240 empresas aéreas de todo o mundo, são os ganhos de eficiência operacional neste ano. “Melhorar a performance é o que mantém as aéreas no azul. As empresas estão colocando mais pessoas no avião”, disse Tyler.

A expectativa dele é de que a indústria atinja uma taxa de ocupação nos voos de 80,3% neste ano, acima do índice de 79% registrado no ano passado.

A Iata prevê também que as companhias aéreas vão transportar 3,1 bilhões de pessoas neste ano, superando pela primeira vez a marca de 3 bilhões.

América Latina. A Iata manteve, no entanto, as projeções de lucro anunciadas em março para as empresas aéreas da América Latina, de US$ 600 milhões. A previsão é de que a demanda por transporte aéreo na região aumente 9,8% e que a oferta de assentos suba 7,8% neste ano.

A redução do preço do combustível beneficia também as empresas aéreas brasileiras, já que ele representacercade40% dos custos. Essa despesa, no entanto, é dolarizada.Com a valorização da moeda americana neste ano ante o real, a conta do combustível pode ficar mais cara para as empresas brasileiras mesmo com a redução do preço do barril.

O ano de 2012 foi marcado por prejuízos entre as companhias aéreas brasileiras. Gol e Azul registraram prejuízo líquido, respectivamente, de R$ 1,5 bilhão e R$ 170 milhões no ano passado. A TAM passou a divulgar seu balanço financeiro consolidado ao resultado da Latam a partir do terceiro trimestre do ano passado. Nos seis primeiros meses do ano, suas perdas somaram R$ 827 milhões.

O desafio das empresas é recuperar o lucro em um momento em que a demanda por voos domésticos no Brasil está caindo. Em abril, a queda foi de 3,35% ante o mesmo mês de 2012.

AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

● Recuperação

US$ 12,7 bi é a previsão de lucro da Iata para as companhias aéreas de todo o mundo em 2013, alta de 67% em relação aos ganhos de 2012
US$600 mi é quanto devem lucrar neste ano as empresas aéreas da América Latina
3,1 bilhões de pessoas devem viajar de avião neste ano em todo o mundo
3,35% foi a retração da demanda por voos domésticos no Brasil em abril deste ano, na comparação com abril do ano passado

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