Reunião no CNJ sobre 'cemitério' de Viracopos termina sem definição

G1
10/06/2013 20h24

Encontro ocorreu em Brasília com administradores de aeroportos.
Quatro aeronaves estão abandonadas no terminal aéreo de Campinas.

Do G1 Campinas e Região

dsc0965

Aviões abandonados no ‘cemitério’ do aeroporto de
Viracopos
 (Foto: Leandro Filippi / G1)

Terminou sem definição para o Aeroporto Internacional de Viracopos a reunião, nesta segunda-feira (10), entre a concessionária administradora do terminal aéreo de Campinas (SP) e representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a desativação do “cemitério” de aviões. Atualmente, uma das cabeceiras da pista acumula quatro aeronaves abandonadas, uma delas desde fevereiro de 2004.

Segundo a assessoria do CNJ, o corregedor Nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, participou da reunião em Brasília (DF), que teve ainda representantes de outros aeroportos brasileiros que tem o mesmo problema de Viracopos. Não há informação sobre data para um novo encontro.

Ainda de acordo com o CNJ, as conversas em relação a destinação dos aviões parados no aeroporto de Campinas vão prosseguir. As quatro aeronaves abandonadas ficam em uma cabeceira da pista de pousos e decolagens e não podem ser removidas ou vendidas sem autorização.

A assessoria da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos também informou que as negociações vão continuar para resolver a situação dos aviões abandonados no terminal aéreo de Campinas.

Espaço Livre nos Aeroportos

A reunião em Brasília faz parte do Espaço Livre nos Aeroportos, criado pelo CNJ em 2011. Segundo informações do site oficial órgão, o programa tem a finalidade remover dos aeroportos toda a sucata de aviões pertencentes a empresas aéreas que faliram nos últimos anos e que ainda ocupam espaços nos terminais.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search