Airbus premia sistema de carregamento de bagagens criado por brasileiros

G1
14/06/2013 13h45

Agencia EFE

Paris, 14 jun (EFE).- Uma equipe de estudantes da Universidade de São Paulo (USP) recebeu nesta sexta-feira o primeiro lugar no concurso ‘Fly Your Ideas 2013’ do consórcio aeronáutico europeu Airbus, que reconheceu sua proposta para carregar e descarregar a bagagem com maior eficiência.

A ideia vencedora, que foi premiada com 30 mil euros, reduz o volume de trabalho dos carregadores de bagagem dos aeroportos com uma solução de amortecimento por ar inspirada nas mesas de ‘air hóquei’.

O concurso bienal, apoiado pela Unesco, desafiava estudantes de universidades de todo o mundo a apresentar propostas sobre os principais desafios da indústria aeronáutica: energia, eficiência, crescimento sustentável e do tráfego aéreo, e experiência dos passageiros.

O grupo ganhador, Levar, é composto, como foi anunciado hoje na sede da Unesco em Paris, por quatro estudantes do curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP – Marcos Philipson, Leonardo Akamatsu, Adriano Furtado e Caio Reis – e por um da britânica Loughborough University, Henrique Corazza.

Nesta terceira edição concorreram mais de 600 equipes, cujas propostas foram avaliadas por mais de 60 consultores da Airbus, que levaram em conta a qualidade, os benefícios ambientais e o nível de inovação.

Apenas cinco deles foram à final, realizada esta semana na linha de montagem final do A380 em Toulouse, e na qual esses participantes defenderam suas ideias diante de um júri liderado pelo vice-presidente executivo de Airbus Engineering, Charles Champion.

Champion, segundo o comunicado da Unesco, considerou que a Levar merecia o prêmio porque ‘teve uma visão muito ampla de como melhorar a indústria da aviação em seu conjunto, sem limitar suas ideias aos aviões’.

Seu projeto prevê que os manipuladores sejam submetidos a um esforço físico menor, enquanto os passageiros ‘poderiam pegar sua bagagem 30% mais rápido, e começar suas férias antes’.

‘Esse tipo de ideia é fundamental para garantir que a indústria da aviação siga avançando rumo a um futuro mais sustentável’, elogiou Champion, enquanto a diretora geral da Unesco, Irina Bokova, classificou como ‘imensa fonte de inspiração’ a diversidade de propostas recebidas. EFE

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search