Empresas reduzem voos e batem recorde de ocupação em maio

Folha de São Paulo
SÁBADO, 22 DE JUNHO DE 2013

DE BRASÍLIA

As empresas aéreas do país bateram em maio o recorde de ocupação de assentos dos seus aviões, informou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Segundo comunicado da agência, o índice de ocupação das aeronaves em voos nacionais chegou a 74,03% no mês passado, o mais alto da série histórica que começa em 2000.

A líder do mercado continua sendo a TAM, que possui 39,5% da ocupação dos aviões, seguida pela Gol, com 35,3%. A empresa ganhou mercado (1 ponto percentual) enquanto a Gol perdeu (4 pontos percentuais), levando em conta que, no ano passado, ela operava com a Webjet (já extinta).

A Avianca e a Azul continuam aumentando sua participação e alcançaram 7,1% e 13,3% do mercado, respectivamente –no ano passado tinham 5,1% e 11,1%. A Trip, que opera em conjunto com a Azul, tem 4% do mercado.

Outras quatro empresas aéreas nacionais alcançam 0,6% de participação.

O recorde de ocupação dos aviões ocorre devido à forte redução que as companhias aéreas estão implementando no número de assentos disponíveis.

CORTE DE CUSTOS

No mês passado, o índice de disponibilidade de assentos caiu 4% em relação a maio de 2012. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2013, a queda já é de 6,4%.

A quantidade de assentos disponíveis caiu em 8 dos últimos nove meses. A TAM foi quem mais diminuiu assentos disponíveis, com queda de 10% em relação a maio de 2012.

A redução do número de assentos decorre pela menor quantidade de voos disponíveis. A intenção das duas maiores empresas do mercado é cortar custos já que estão há dois anos apresentando seguidos prejuízos em seus balanços.

A queda no número de assentos vinha afetando os preços das passagens aéreas que pararam de cair no ano passado após este movimento.

Mas a Anac está sem divulgar a tarifa média das empresas aéreas nacionais desde setembro de 2012, o que torna impossível averiguar se a redução dos assentos teve efeito também nos preços.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search