Lan e Tam comemoram primeiro aniversário da fusão

Mercado&Eventos
22/06 – 13:01


A associação entre Lan Airlines e Tam Linhas Aéreas, que criou o Grupo Latam Airlines, completa um ano neste sábado (22/06). De acordo com o grupo, este ano já representou avanços importantes para passageiros, clientes de carga e acionistas, por meio da escolha da aliança global. O Grupo Latam Airlines se associará, no segundo trimestre de 2014, à oneworld.

“O ano de 2012 foi histórico para o setor aéreo, com duas companhias aéreas de grande prestígio na região se unindo para dar origem ao Grupo Latam Airlines. A associação, que resultou em uma conectividade incomparável, é o marco mais importante no transporte aéreo regional. Não existe outro grupo de companhias aéreas na região que ofereça mais voos para mais destinos”, comenta Enrique Cueto, CEO do Grupo Latam Airlines.

“A criação deste grupo de companhias nos deu a oportunidade de levar a América do Sul para o resto do mundo e permitiu que nos posicionássemos frente a um cenário cada vez mais competitivo, fruto da contínua consolidação do setor aéreo mundial”, complementa o executivo.

Resultados – Entre os benefícios da associação, o Grupo destaca a venda de bilhetes da Lan e da Tam nos canais de ambas as companhias e a possibilidade de passageiros filiados aos seus programas de fidelidade acumularem pontos/quilômetros nas duas empresas. Membros das categorias superiores dos programas de passageiros frequentes têm acesso a salas VIP e contam com acesso preferencial nos balcões e áreas de embarque da Lan e da Tam.

As companhias aéreas também harmonizaram seus sistemas de entretenimento de bordo – disponíveis em voos de longo curso operados pela frota de aeronaves Boeing 777, Boeing 767, Boeing 787 e Airbus A340. Atualmente, os passageiros que viajam nessas rotas podem assistir a 110 filmes a bordo.

Neste ano, o grupo também recebeu suas primeiras aeronaves Airbus A320 equipadas com sharklets, dispositivos que visam melhorar o desempenho de decolagem, obter maior eficiência de combustível e reduzir em cerca de 4% as emissões de CO2. Entre 2013 e 2017, Lan e Tam receberão mais de cem aeronaves equipadas com esta tecnologia.

Para este ano, a expectativa é que haja avanços na integração de voos internacionais. Até o momento, as tarifas entre as empresas do grupo foram harmonizadas e acordos de codeshare foram assinados para rotas internacionais. Entre essas parcerias, o destaque é o da Tam com a American Airlines, o qual permitirá, aos clientes da companhia brasileira, acesso a mais destinos nos Estados Unidos.

Lan e Tam conquistaram, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar na pesquisa realizada neste ano pela empresa inglesa de pesquisa Skytrax, com base na opinião de passageiros. O objetivo do grupo é se posicionar entre os dez grupos de companhias aéreas mais importantes do mundo.

– Pamela Mascarenhas

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search