Volatilidade do dólar preocupa companhias aéreas

Bahia Econômica
27/06/ – 14h48m


DSCF5487

O evento “Aerobrasil 2013 – I Seminário Nacional de Aeroportos”, realizado nesta quinta-feira (27) em São Paulo, deixou evidente que a alta volatilidade do câmbio, que só neste mês variou entre R$ 2,1226 e R$ 2,2580, está preocupando os executivos das principais companhias aéreas do país.

“O câmbio preocupa demais o setor. O setor não teve um ano muito favorável em 2012 e esta virada do câmbio tem preocupado bastante o setor”, disse Victor Celestino, diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas.

Para o presidente da Avianca, José Efromovich, os desafios para a indústria da aviação são enormes. “Estamos num mercado onde os números que nós apresentamos nos últimos dois anos não são os mais bonitos de se ver e, numa situação com a volatilidade do dólar como o que ocorreu agora nas últimas quatro semanas, que está tendendo a chegar aos 15%, afeta drasticamente o que seria o custo das nossas operações”, afirmou.

Presente no evento, Basílio Dias, diretor de Assuntos Regulatórios da TAM ressaltou: “Temos um estado aqui no Brasil onde nós pagamos ICMS para poder fazer um voo para o exterior, e uma empresa americana voando dentro do mesmo estado não paga. Ou seja, fica difícil a competitividade. A passagem, na sua totalidade, em média 40% a 42% fica com combustível e você ainda paga mais que a empresa americana, que vem aqui no Brasil voar para o mesmo lugar que a gente, pagando menos no combustível, fica difícil de a gente ter essa competitividade”.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search