Base celebra aniversário de Santos Dumont

Folha de Boa Vista
19/07/2013

SHIRLEIA RIOS

13_07_19fbv001Comandante da Base Aérea de
Boa Vista, tenente-coronel-aviador
Mauro Bellintoni

Para comemorar o 140º aniversário de Alberto Santos Dumont, a Base Aérea de Boa Vista realiza hoje, às 10h, uma solenidade militar alusiva à data. O evento é realizado em todo o Brasil, nas organizações da Aeronáutica, com a presença de autoridades e militares do Exército. Alberto Santos Dumont é considerado o “Pai da Aviação”. A Lei 3636, de 22 de setembro de 1959, concedeu-lhe o posto honorífico de Marechal-do-Ar.

Na ocasião, será realizada a condecoração de cinco agraciados, militares e civis, com a Medalha “Mérito Santos Dumont”, criada em 1956, nas comemorações do cinquentenário do primeiro voo do 14 Bis: o superintendente da Polícia Federal, Alexandre Saraiva, o jornalista da Folha, Francisco Cândido, e três militares, dentre eles um oficial e dois suboficiais.

A condecoração é concedida a cidadãos brasileiros ou estrangeiros que prestaram serviços notáveis à Aeronáutica, a militares da Força Aérea Brasileira que se destacaram no exercício da profissão e a militares das Forças Armadas ou auxiliares que tenham se tornado credores de homenagem especial.

“É uma medalha extremamente significativa dentro do Comando da Aeronáutica. Passa desde a indicação e é submetido a um conselho da medalha em Brasília, de uma forma bastante criteriosa para que então seja feita a concessão”, disse o comandante da Base Aérea de Boa Vista, o tenente-coronel-aviador Mauro Bellintoni.

Para o jornalista Francisco Cândido, colaborador da Folha, essa medalha é um estímulo para a continuidade do trabalho que desenvolve de pesquisa e acervo das ações sociais do Estado de Roraima, bem como as ações cívico-sociais que a Base Aérea realiza no Estado. “Fico lisonjeado por ter sido reconhecido por meu trabalho de pesquisa histórica, tanto da Base Aérea de Boa Vista como do Estado de Roraima”, frisou o jornalista.

Segundo Mauro Bellintani, o jornalista é um parceiro de longa data da Base Aérea. “Ele tem uma preocupação com o resgate e a divulgação da história da Aeronáutica em Boa Vista. Estamos nos preparando para as comemorações de 30 anos da Base Aérea, e ele vem sempre recolhendo esse acervo, com uma preocupação de registrar, catalogar documentos desde a criação da Base Aérea, motivo este que nos levou a indicá-lo para essa comenda”, destacou Bellintani.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search