TAM demitirá até mil funcionários para contornar alta de custos

30/07/2013 – 14h11
 

FOLHA DE SÃO PAULO

A TAM pretende demitir até mil empregados como tentativa para contornar as pressões de custos provocadas pela alta do dólar e do combustível.

O anúncio foi feito após a reunião da empresa com o Sindicato Nacional dos Aeronautas nesta terça-feira (30).

O ajuste de funcionários ocorrerá sobretudo na tripulação (pilotos, copilotos e comissários). A empresa tem hoje mais de 53 mil funcionários.

Em comunicado, a companhia explica que o ajuste é consequência da redução da oferta de voos em 12% para fazer frente ao impacto dos custos. A mudança, diz, vai adequar o quadro de funcionários à já reduzida operação em vigor e não afetará os voos programados.

Marcelo Sayão – 25.mar.13/Efe
13084610
Avião da TAM decola no Rio de Janeiro; companhia pretende demitir até mil funcionários

Depois de uma década de forte expansão, o setor aéreo passa por dificuldades, já que a demanda não cresce na mesma velocidade que a de anos anteriores. Além disso, devido aos custos em moeda estrangeira, as companhias áreas foram fortemente impactadas pela recente alta do câmbio.

Uma solução buscada pelas aéreas foi reduzir a oferta, com o intuito de aumentar a taxa de ocupação (proporção de assentos com passageiros) dos voos e reduzir os prejuízos que, em 2012, foi de R$ 1,2 bilhão, crescimento de 272% em relação ao ano anterior.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search