Comunicado do SNA sobre a proposta para os tripulantes da TAM

COMUNICADO OFICIAL

Hoje, 2 de agosto, foi realizada a última reunião entre a diretoria do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e os representantes da TAM Linhas Aéreas sobre a redução da força de trabalho da empresa e um plano para garantir os direitos dos funcionários.

Na reunião, o SNA conseguiu reduzir em aproximadamente 20% o número de cortes. Ao todo, serão 811 tripulantes afetados.

Par…a evitar demissões, foi desenvolvido um Programa de Reestruturação de Adesão Voluntária. Esse programa tem como objetivo evitar demissões, preservando o emprego de tripulantes que não tem estrutura para enfrentar os danos de uma demissão não programada e garantir a redução necessária através de desligamentos voluntários. Dois diferentes formatos foram planejados: Plano de Demissão Voluntária (PDV) e Licença Não Remunerada (LNR).

O desenvolvimento desses instrumentos demandou dias de trabalho por toda a equipe do SNA e foi finalizado hoje. Apesar de estar distante do projeto ideal e das dificuldades nas negociações, conseguimos garantir certos benefícios, como plano de saúde, bilhetes de viagem e revalidação da carteira, além de incentivo financeiro. Todas as propostas detalhadas serão publicadas pela empresa nos canais de comunicação oficiais para que os tripulantes entendam as propostas antes da apresentação que acontecerá em assembleia no dia 07/08, às 13:00 horas, em primeira convocação. A empresa se compromete em manter um serviço de informação presencial e via telefone para dirimir quaisquer dúvidas acerca desses programas, nos próximos dias.

O SNA reservou um espaço para a assembleia que acontecerá na Rua Nhu-Guaçu 374 (quadra de futebol da VASP ao lado do Hotel Blue Tree Congonhas, antigo Hotel Quality), devido à falta de estrutura em sua sede para comportar o número de participantes.

O prazo de adesão aos programas será iniciado após a validação pela categoria na assembleia do dia 07/08.

Qualquer dúvida em relação ao processo, entrem em contato com o SNA.

SINDICATO NACIONAL DOS AERONAUTAS (SNA)