Protesto atrasa 1/3 dos voos em Congonhas

O Estado de S.Paulo
Sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Manifestantes sentaram nos balcões para deter check-in; TAM é principal alvo dos protestos
Gabriela Vieira

Aeronautas e aeroviários fizeram ontem protesto de mais de quatro horas no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. Os manifestantes sentaram nos balcões e impediram o check-in dos passageiros. Por causa disso, o terminal ficou fechado para pousos até as 9 horas e um em cada três voos teve atraso.

Posteriormente, os passageiros ainda enfrentaram um pouco de dificuldade para fazer check-in e embarcar nos voos da TAM, principal alvo dos protestos, após anúncio da demissão de mais de 800 aeronautas da empresa. Nos balcões da companhia, passageiros eram informados sobre os remanejamentos. Segundo o site da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Congonhas ainda registrava às 10 horas atraso em 43,5% dos voos programados e um índice de 16% de cancelamento, como reflexo da paralisação.

Acordo. O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) fechou um acordo com a TAM para amenizar os efeitos das demissões de 811 pilotos e comissários. O ajuste incluirá um programa de demissão voluntária e licenças não remuneradas.

Aprovado em assembleia, o acordo é defendido pelos sindicalistas. “É um direito da empresa. Eles tiveram prejuízo de bilhões. Torcemos para que o PDV chegue a 811”, disseo presidente do SNA, Marcelo Ceriotti. Os termos do acordo foram levados ao Ministério Público do Trabalho. Os funcionários que aderirem ao PDV receberão uma indenização e seis meses de plano de saúde.

PARA ENTENDER

As dificuldades do setor também afetam a Gol, que disputa a liderança do mercado brasileiro com a TAM. Depois de comprar a Webjet e decidir eliminar a marca, a empresa da família Constantino demitiu 850 aeroviários no fim do ano passado –mesmo assim, teve prejuízo de R$ 1,5 bilhão. O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) conseguiu postergar temporariamente as dispensas, efetivadas em março.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search