Viracopos recebe equipamento para deslocar aviões quebrados da pista

G1
08/08/2013 19h08

Recovery kit tem 55 toneladas e foram usados 8 caminhões no transporte.
Aeroporto de Campinas ficou inoperante durante 45h por não ter aparelho.

Do G1 Campinas e Região

recovery-viracopos
Recovery kit chegou ao aeroporto de Campinas
(Foto: Divulgação / Aeroportos Brasil Viracopos)

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu o recovery kit, equipamento utilizado para deslocar aeronaves que, eventualmente, quebrem na única pista de pousos e decolagens. Por conta de problema semelhante, o terminal aéreo ficou fechado durante 45h em outubro do ano passado, já que ainda não tinha o aparelho.

Segundo a concessionária responsável pela administração do aeroporto, foram necessários oito caminhões com sete containers e um trailer. O equipamento pesa cerca de 55 toneladas, foi trazido de navio da Holanda para o Brasil, e desembarcou no Porto de Santos antes de chegar a Campinas nesta quarta-feira (7).

O aparelho é composto por um trailer (que pesa 18,3 toneladas), seis bolsas de ar, macacos hidráulicos, compressor, 4 cintas de aço para içamento e diversos outros acessórios capazes de levantar uma aeronave de até 223 toneladas, inclusive aeronaves da categoria F, tais como a Airbus-A380 e o Boeing 747-8F, segundo a concessionária.

recovery-viracopos2
Oito caminhões foram usados no transporte
(Foto: Divulgação / Aeroportos Brasil Viracopos)

Treinamento
De acordo com a concessionária, desde abril Viracopos utiliza um recovery kit que havia sido emprestado pela mesma empresa fabricante do equipamento que agora chegou em definitivo. O empréstimo serviu para que equipes recebessem treinamento especializado para saber como montar e utilizar o aparelho.

Uma equipe com dez colaboradores da Aeroportos Brasil Viracopos e de companhias aéreas foram para a República Tcheca, em maio, para realizar treinamentos e participar de simulações com o recovery kit.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search