Tap deve ser reprivatizada "em breve", afirma governo português

Mercado&Eventos
10/09 – 15:10


​O governo de Portugal prevê relançar “brevemente” a reprivatização da Tap, segundo o anteprojeto das Grandes Opções do Plano (GOP), ao qual a Agência Lusa/SOL teve acesso. O governo salienta no projeto das GOP para 2014 que o processo de reprivatização da TAP deve ser “relançado brevemente”, sem adiantar datas. No dia 20 de dezembro de 2012, o governo português anunciou que decidiu recusar a proposta de compra do grupo Synergy para a Tap, o único concorrente à privatização da companhia aérea nacional, por considerar que não tinham sido cumpridos requisitos previstos no caderno de encargos da operação.

No que respeita à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal, o executivo prevê a conclusão do processo “até ao final de 2013”. É o que afirma o final do documento: “encontra-se dependente da obtenção de todas as autorizações necessárias à conclusão do negócio, bem como da integração dos aeroportos da Região Autônoma da Madeira na rede aeroportuária nacional”.

O Governo aprovou, no dia 05 de setembro o anteprojeto das GOP com as grandes linhas orientadoras para o próximo ano. O projeto foi enviado, hoje (10/09) ao Conselho Econômico e Social (CES) para que o emita o parecer. Após o parecer do CES, o governo aprovará a proposta final de GOP para 2014 e, juntamente com a proposta de Orçamento do Estado, irá enviá-las para a Assembleia da República até 15 de Outubro.

Samantha Chuva

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search