Aéreas nacionais transportaram 75,5 mi de pax nos últimos 12 meses

Mercado&Eventos
19/09 – 12:12

Por: Anderson Masetto

Entre setembro de 2012 e agosto deste ano as companhias associadas a Abear (Avianca, Azul/Trip, Gol e Tam) transportaram um total de 75,5 milhões de passageiros. A partir deste mês os dados divulgados pela entidade passarão a considerar o acumulados dos últimos 12 meses, o que significa – de acordo com o presidente Eduardo Sanovicz – uma forma de demonstrar tendências de uma maneira mais consistente.

“Conseguimos ter uma perspectiva melhor porque a comparação com meses anteriores traz distorções de períodos de alta e baixa temporada”, explicou Sanovicz. “Desta forma fica mais claro para conseguirmos perceber melhor as reais tendências do mercado”, complementou o consultor técnico da Abear, Adalberto Febeliano.

No mês passado, o número de passageiros transportados foi de 6,5 milhões, um resultado 6,6% menor do que o de julho. A oferta e a demanda também tiveram queda de 5,7% e 11,1% respectivamente. Por esses motivos, a ocupação média caiu 4,5 pontos percentuais, alcançando 74,2% durante agosto. “Este é o reflexo da explosão de custos que tivemos nos últimos meses e os ajustes da malha que as companhias fizeram se tornaram efetivos”, justificou Sanovicz, lembrando principalmente da alta do dólar.

A Tam segue na liderança com 40,2% de share, seguida pela Gol (34,1%), Azul/Trip (17,9%) e Avianca (7,8%).

Na comparação anual houve crescimento de 3,3% na oferta e 4,9% na demanda. Já a ocupação foi 1,1% superior a agosto de 2012. “O crescimento foi menor do que o apresentando em julho, mas indica o vigor do mercado”, afirmou Feliciano. “Notamos a queda em agosto, mas o mercado não despencou, a baixa foi menor do que a gente previa. É o primeiro sinal de um movimento de recuperação que veremos no segundo semestre”, finalizou Sanovicz.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search