Extintor vencido de aeronave da Azul cancela voo no Aeroporto Viracopos

G1
03/10/2013 14h11

Problema no equipamento foi identificado no embarque em Campinas (SP).
O voo tinha como destino Curitiba (PR); passageiro registrou a confusão.

Do G1 Campinas e Região

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O extintor de incêndio vencido de uma aeronave da companhia aérea Azul provocou o cancelamento de um voo na manhã desta quinta-feira (3) e causou transtornos para os passageiros. O problema foi identificado durante uma vistoria da empresa feita antes do embarque no Aeroporto Internacional de Viracopos. O voo estava programado para sair de Campinas (SP) e tinha como destino Curitiba (PR).

Segundo uma funcionária, que prestava atendimento aos clientes, o equipamento tinha como data de validade marcada para expirar na quarta-feira (2) e não havia outro para realizar a substituição. “Venceu ontem. Eles viram agora e todas as vezes eles tem que checar todos os itens e viu que tinha vencido ontem, então a aeronave não pode sair daqui. […] A gente não tem outro extintor de incêndio aqui. Ele só vai chegar as 9h”, explica.

A justificativa foi gravada pelo gerente comercial Flávio Lopes, que seguiria em uma viagem a trabalho para Cascavel (PR). “Isso é inacreditável e inaceitável. Como viajo semanalmente, já vi cancelamentos por falta de teto e outras condições climáticas. Mas por equipamento vencido é a primeira vez”, afirma.

Segundo Lopes, os passageiros já estavam no ônibus a caminho do avião quando precisaram voltar para a sala de espera. “Agora vou viajar mais preocupado e até mesmo pedir para verificar o extintor”, disse. A empresa chegou a oferecer outras possibilidades depois de uma hora do início da confusão provocada pela falta do equipamento. No entanto, para o gerente comercial a solução não resolveu a série de problemas que foram provocados pela falta do serviço.

Na declaração entregue para o cliente, a empresa justificou no bilhete que o cancelamento ocorreu pelas más condições do tempo. “Fica difícil saber se é pelo extintor ou pelas más condições meteorológicas”, disse Lopes. O aeroporto chegou a operar por instrumentos durante quatro horas desta manhã por causa da neblina.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras lamentou o caso que envolveu os clientes da companhia e informou que o voo foi cancelado por questões técnicas e está apurando os fatos ocorridos. “Os clientes receberam toda a assistência necessária de acordo com a resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e foram reacomodados em outros voos da companhia”, comunicou em nota. O consumidor que se sentir lesado por causa do problema pode fazer uma reclamação no Procon e pedir o ressarcimento da passagem pelo telefone 151.

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Funcionária da companhia presta explicações para os clientes no aeroporto
(Foto: Reprodução/ EPTV

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