Destinos internacionais de voos partindo do Brasil crescem 34% em 5 anos

Gazeta do Povo – PR
16/10/2013 | 16:17

Hoje é possível voar para 58 destinos em 35 países, a partir de 15 cidades brasileiras, segundo dados da Anac
FOLHAPRESS

O número de voos do Brasil para o exterior aumentou 34% nos últimos cinco anos. Hoje é possível voar para 58 destinos em 35 países, a partir de 15 cidades brasileiras, segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) relativos a outubro.

São 43 companhias realizando 1.144 voos por semana para o exterior, número que inclui a operação internacional das brasileiras TAM e Gol. Esse número deve chegar próximo de 1.200 com a entrada em operação de voos de alta temporada, que costumam vigorar de dezembro a março.

Em outubro de 2008, eram apenas 854 frequências semanais para o exterior.
Internamente, o país já teve mais cidades com voos internacionais -entre dezembro de 2010 e março de 2011 eram 20. No entanto, nunca houve tanta frequência de voos regulares fora do eixo Rio-São Paulo.

Interior

A explicação, segundo especialistas, não está na saturação dos aeroportos nessas cidades, que ainda comportam crescimento, mas na ampliação do mercado no interior do país. “A demanda amadureceu a ponto de existir potencial para ligações mais diretas”, diz o sócio da Lunica Consultoria, Lucas Arruda. “Não há problema de falta de infraestrutura nos grandes centros, mas excesso de concentração.”

Ultimamente, a American Airlines tem sido a companhia mais agressiva nessa expansão doméstica. A empresa já voa para sete cidades brasileiras e acaba de anunciar mais uma frequência diária ligando Curitiba e Porto Alegre a Miami (ida: Curitiba-Porto Alegre-Miami; volta: Miami-Curitiba-Porto Alegre).

O voo começa em 22 de novembro e será feito com um Boeing 767-300 para 212 passageiros. “Há quatro anos, nós só voávamos para Rio e São Paulo”, afirma Dilson Verçosa, diretor Regional de Vendas da American. “Mas estamos crescendo nas outras cidades e também no Rio e São Paulo.”

A partir de 18 de dezembro, a American acrescenta um novo destino diário nos EUA: Los Angeles. A empresa também terá voos extras para Dallas e NY na alta temporada, o que a levará a encerrar o ano com 123 frequências semanais entre Brasil e EUA.
Além de voos ligando Rio e São Paulo para Nova York, Dallas e Miami, a American tem voos de Miami para Brasília, BH, Recife, Salvador e Manaus.

A pioneira na descentralização de voos no Brasil é a portuguesa TAP, que está presente em dez cidades brasileiras (Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). A partir de junho de 2014, a empresa vai acrescentar mais duas cidades à lista: Manaus e Belém. Será um voo circular – Lisboa-Manaus-Belém-Brasília- com três frequências semanais.

Outra empresa que tem se espalhado pelo Brasil é a Copa, que oferece voos para os EUA e o Caribe com escala no Panamá. As aeronaves da companhia podem ser vistas nos aeroportos de Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

Brasília costuma ser o primeiro destino depois de Rio e São Paulo para as empresas estrangeiras. A partir de março, a capital federal vai ganhar um voo da Air France.
De acordo com o levantamento da Anac, as mais recentes cidades acrescentadas à lista de destinos internacionais são Salto, no Uruguai, e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Mas em setembro eram 59 destinos. Caiu San Jose, na Costa Rica.

No início dos anos 2000, tempo em que a Varig era a principal empresa de bandeira nacional, o número de destinos internacionais com ligações para o Brasil ficava entre 40 e 48.

Em 2010, alcançou-se a marca de 50 destinos. Desde então esse número vem flutuando entre 50 e 59. Há um ano, havia no Brasil 41 companhias operando 1.081 voos para 54 destinos (34 países).
Do lado das cidades brasileiras com voos internacionais, a lista já chegou a 20, mas com voos esporádicos, de alta temporada, ligando cidades do norte ou do centro-oeste a países vizinhos como Bolívia e as Guianas.

VEJA AS CIDADES QUE POSSUEM VOOS INTERNACIONAIS (referente ao mês de outubro de 2013)

BELÉM (PA)
BOA VISTA (RR)
BRASÍLIA (DF)
CAMPINAS (SP)
CAMPO GRANDE (MS)
CONFINS (MG)
CURITIBA (PR)
FLORIANÓPOLIS (SC)
FORTALEZA (CE)
FOZ DO IGUAÇU (PR)
GALEÃO (RJ)
GUARULHOS (SP)
MACAPÁ (AP)
MACEIÓ (AL)
MANAUS (AM)
NATAL (RN)
PORTO ALEGRE (RS)
PORTO SEGURO (BA)
RECIFE (PE)
SALVADOR (BA)

DESTINOS NO EXTERIOR

ABU DHABI (Emirados Árabes Unidos)
AMSTERDAM (Holanda)
ARUBA
ASSUNÇÃO (Paraguai)
ATLANTA (EUA)
BARCELONA (Espanha)
PEQUIM (China)
BOGOTÁ (Colômbia)
BRIDGETOWN/GRANTLEY ADAMS (Barbados)
BUENOS AIRES (Argentina)
CABO VERDE
CAIENA (Guiana Francesa)
CARACAS (Venezuela)
CHARLOTTE (EUA)
CHICAGO (EUA)
CIDADE DEL ESTE (Paraguai)
COCHABAMBA (Bolívia)
CORDOBA (Espanha)
DALLAS (EUA)
DETROIT (EUA)
DOHA (Qatar)
DUBAI (Emirados Árabes Unidos)
FRANKFURT (Alemanha)
HOUSTON (EUA)
IGUAZU (Argentina)
ISTANBUL (Turquia)
JOANESBURGO (África do Sul)
LIMA (Peru)
LISBOA (Portugal)
LONDRES (Inglaterra)
LOS ANGELES (EUA)
LUANDA (Angola)
MADRID (Espanha)
MÉXICO
MIAMI (EUA)
MILÃO (Itália)
MONTEVIDÉU (Uruguai)
MUNIQUE
NEW YORK (EUA)
NEWARK / INTL NJ (EUA)
ORLANDO (EUA)
PANAMÁ
PARIS (França)
PORTO (Portugal)
PUNTA CANA (República Dominicana)
ROMA (Itália)
ROSÁRIO (Argentina)
SALTO (Argentina)
SAN JOSE/JUAN SANTAMARIA (Costa Rica)
SANTIAGO DO CHILE (Chile)
SAO DOMINGO/DE LAS AMERICAS (República Dominicana)
SEUL INCHON INTL (Coreia do Sul)
SINGAPURA
TORONTO (Canadá)
VIRU VIRU (Bolívia)
WASHINGTON (EUA)
ZANDERY (Suriname)
ZURIQUE (Suíça)

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search