Airbus propõe maior espaço entre poltronas na econômica

Panrotas
28/10/2013 14:10:00

Uma pesquisa divulgada pela Airbus sugere que as companhias aéreas definam uma largura mínima padrão de 18 polegadas (45,72 centímetros) para melhorar o conforto dos passageiros em viagens de longa distância em classe econômica. A atual medida é de 17 polegadas (43,18 centímetros).

O estudo conduzido pela prática médica Harley Street, do The London Sleep Centre – que utiliza polissonografia para registrar cada medição de sono fisiológico padrão –, incluiu o monitoramento de ondas cerebrais, movimento dos olhos, abdômen, tórax, quadris e pernas em alguns passageiros.

O resultado aponta que uma largura mínima de assento de 45,72 centímetros melhora a qualidade do sono dos passageiros em 53%, quando comparada ao padrão de 43,18 centímetros, implementado na década de 1950.

“A diferença foi significativa. Todos os passageiros tiveram noites de sono mais profundo, longo e menos perturbado nas poltronas de 45,72 centímetros. Eles passaram de um estágio do sono para o seguinte, da maneira esperada sob circunstâncias normais. Enquanto isso, na poltrona com assento mais estreito, os passageiros foram afetados por vários incômodos durante o sono – o que significa que, raramente, tiveram um sono profundo restaurador. Quando se trata de voar longas distâncias na classe econômica, uma polegada faz uma diferença enorme no conforto dos passageiros”, comenta o doutor Irshaad Ebrahim, do The London Sleep Centre.

Somente nos últimos cinco anos, o número de voos acima de seis mil milhas náuticas, o que representa tempo de voo de mais de 13 horas, aumentou 70%, de 24 para 41 voos diários.

Biaphra Galeno

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search