Ministério da Cultura elogia Museu TAM

Jornal de Turismo
Terça, 29 Outubro 2013 09:15

O resultado da vistoria que técnicos do Ministério da Cultura e do Instituto Brasileiro de Museus foram realizados para avaliar como estão sendo aplicados os recursos obtidos por meio da Lei de Incentivo Fiscal no Museu TAM Asas de Um Sonho. Os resultados não poderiam ser mais positivos. O relatório elogiou a competência dos gestores, a clareza na prestação de contas e, acima de tudo, o comprometimento do museu em promover a cultura na região de São Carlos (interior de São Paulo), onde está localizado.

O relatório destacou ainda os excelentes resultados da instituição. Desde a sua inauguração, o Museu TAM Asas de um Sonho foi visitado por 265 mil pessoas – um número considerado bastante expressivo para uma instituição relativamente afastada dos grandes centros brasileiros. Além disso, já recebeu mais 35 mil alunos de 1.500 escolas que tiveram a oportunidade de conhecer gratuitamente o acervo do local, graças ao programa educacional mantido pelo museu com as instituições de ensino, parte integrante do plano anual aprovado pelo Ministério da Cultura.

“O relatório confirma a realização de um trabalho que é motivo de orgulho para cada um dos funcionários do museu. Graças à parceria com o ministério, temos aumentado em média 40% por ano os atendimentos gratuitos a escolas e estudantes”, afirma André Araújo, gerente do museu e do Centro de Memória TAM.

Para o próximo ano, o museu recebeu autorização para captar R$ 6 milhões, via Lei Rouanet, para manutenção de seu funcionamento e das ações educacionais. A ideia é aumentar cada vez mais os atendimentos às escolas, proporcionando aos alunos uma imersão no mundo da aviação e na história mundial em torno dos aviões, seus feitos e heróis. “Este é o compromisso principal do museu”, diz André.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search