IATA: demanda de passageiros cresce 5% em setembro

O Estado de S.Paulo
31 de outubro de 2013 | 14h 57

Agencia Estado

LONDRES – O tráfego aéreo global continua a crescer como resultado do avanço dos negócios e da confiança dos consumidores em mercados mais maduros, afirmou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) nesta quinta-feira, 31. Outro motivo para a expansão é o forte crescimento em mercados emergentes com um positivo desempenho na China.

Em setembro, a demanda de passageiros, medida por passageiros-quilômetro transportados (RPK), subiu 5% na comparação anual, levando o acumulado no ano para um avanço de 5%, de acordo com a associação.

“Nós estamos vendo um ambiente mais positivo para demanda de viagens aéreas, com base no aumento da confiança dos negócios, uma forte alta em encomendas de exportação em setembro, e desempenho melhor nos principais mercados emergentes”, disse o CEO da IATA, Tony Tyler.

Os mercados emergentes em geral registraram um forte crescimento na demanda internacional de tráfego aéreo. A leitura foi mais forte nas empresas da região da Ásia e do Pacífico, onde uma melhora na economia da China reverteu a fraqueza observada em meses anteriores.

O tráfego de companhias aéreas da América Latina teve um crescimento de 8,3%, em comparação com 8,5% na região da Ásia e do Pacífico, tendo em vista que economias em expansão como Colômbia, Peru e Chile contrabalançaram os efeitos de uma contínua aceleração da inflação no Brasil.

As empresas africanas também mostraram bons resultados, pois houve um forte crescimento em várias economias emergentes, incluindo Gana e Nigéria, e aumento da atividade comercial liderada pela demanda, afirmou a IATA.

O tráfego doméstico de passageiros teve uma expansão de 5,1% em setembro, com todas as regiões mostrando altas anuais. “A forte expansão nos últimos meses sugere que poderá haver uma aceleração ainda maior no crescimento de viagens aéreas antes do final do ano”, afirmou Tyler. Fonte: Dow Jones Newswires.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search