Aeronautas aguardam reunião para decidir se haverá greve no fim do ano

Folha de Pernambuco
05/12/2013 19:13

Trabalhos prosseguem, mas categoria não descarta problemas para os passageiros
Agência Brasil

SÃO PAULO – Em assembleia nacional, os aeronautas (pilotos, copilotos e comissários dos aviões) decidiram hoje (5) esperar uma nova reunião com as companhias aéreas, marcada para o próximo dia 11, para decidir sobre paralisações e greve.

Até lá, os trabalhos da categoria prosseguem normalmente. No entanto, o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Marcelo Ceriotti, não descarta problemas para os passageiros durante este mês.

“O final de ano dos passageiros fica comprometido se essa negociação não avançar. Paralisações vão depender da posição das empresas no dia 11. “Não temos a intenção de prejudicar a população, mas dependemos da boa vontade das companhias aéreas”, disse Ceriotti, após assembleia da categoria em São Paulo.

Os aeronautas pedem 8% de reajuste nas cláusulas econômicas, com correção da inflação e mais 2,2%, a título da produtividade. “O mesmo número de tripulantes em 2013 está produzindo muito mais do que os tripulantes produziam no passado”, destacou.

A categoria pede ainda avanços sociais, como aumento de folgas e a possibilidade de o tripulante se locomover em aeronaves de outras empresas, “uma prática do mercado de aviação de todo o planeta que, no Brasil, por problema de gestão das empresas, nós não temos possibilidade”.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search