Governo quer mais rapidez em resposta a atraso de voo

O Globo
8/12/13 – 23h16

Companhias aéreas apresentam nesta segunda-feira plano de contingência para o fim do ano
GERALDA DOCA

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai cobrar das companhias aéreas medidas que ajudem a solucionar, com mais rapidez, problemas de atrasos e cancelamentos de voos, causados por problemas climáticos. O assunto será discutido numa reunião hoje no Rio, quando as companhias apresentarão ao órgão regulador os planos de contingência para o fim de ano.

A duas semanas do início da temporada, a Gol levou três dias para regularizar a malha, que foi prejudicada por chuvas sobre a Região Sudeste na quinta-feira e os atrasos nos voos da companhia se arrastaram durante o fim de semana. Foi uma resposta lenta, na avaliação do ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco.

Segundo ele, as empresas terão que adotar novas tecnologias e ações de gestão para minimizar os imprevistos para os passageiros.

– Não tenho condições de negociar com São Pedro e atrasos por mau tempo sempre vão ocorrer. Agora, não dá para levar três dias para organizar a malha. A resposta da Gol foi muito lenta – disse o ministro.

Ele disse que a Anac foi recomendada a cobrar das empresas um plano com soluções mais rápidas e lembrou que o órgão vai multar a Gol por falhas na prestação de assistência aos passageiros no aeroporto de Guarulhos, na sexta-feira e no sábado, em Brasília.

A multa cobrada da companhia já chega a R$ 300 mil. O valor poderá subir. A TAM também foi notificada pelo mesmo problema em Guarulhos e terá dez dias para prestar esclarecimentos, sob pena de ser multada.

No sábado, o índice de atrasos nos voos da Gol ficou em 40% em média, com impactos em vários aeroportos do país, principalmente em Brasília. Ontem, até as 18h, o percentual estava em 26,8%, de acordo com a Infraero. A situação continuou complicada em Brasília, onde o percentual de atraso estava em 33,9%.

No domingo, a Gol distribuiu nota, informando que a situação dos voos será regularizada na manhã desta segunda-feira.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search